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4 erros mais comuns nos e-commerces e como evitá-los

A possibilidade de ter uma loja virtual deixa muitos empreendedores entusiasmados. Afinal, você pode atender pessoas de diversas regiões com um investimento razoável. No entanto, na ânsia de colocar o site de vendas no ar, muitos acabam cometendo falhas que impedem o crescimento da loja. Grande parte dos erros mais comuns no e-commerce são simples de serem evitados, mas ainda ocorrem com frequência.

Além do descuido com a plataforma de e-commerce, podemos perceber falhas no planejamento, divulgação, posicionamento, enfim, em tudo o que está relacionado à empresa. Mesmo quem já possui uma loja física e migra para o ambiente virtual está suscetível a erros, pois o comércio eletrônico requer cuidados distintos nos mais variados aspectos.

Quer conhecer os erros mais comuns nos e-commerces e como você pode evitá-los? Continue lendo e confira a lista que preparamos!

1. Escassez De Fotos

Um dos pontos cruciais para que o consumidor decida efetuar a compra é a variedade de fotos. Nas lojas físicas, podemos manusear os produtos e analisar de perto todos os detalhes, enquanto no ambiente virtual contamos apenas com as imagens e a descrição. Logo, é importante que você insira imagens de diferentes ângulos do objeto.

Lembre-se também de utilizar uma câmera de boa qualidade para mostrar as particularidades da mercadoria. O mais indicado é contratar um profissional nessas horas – no fim das contas, esse investimento tem impacto positivo no volume de vendas.

2. Descrições Com Poucas Informações

A descrição é o complemento da imagem. Geralmente, após ver as fotos, o visitante lê as informações. Quando você não deixa claro as características do produto, pode acontecer de o consumidor entrar em contato para saber mais, informações ou, o que é pior, fechar a página no mesmo instante. Mesmo que aconteça a primeira opção, há grande chance de ele desistir da compra enquanto espera uma resposta.

Portanto, selecione todas as informações que sejam relevantes para não estender o processo de compras e desestimular o possível comprador. Não se esqueça de mostrar o diferencial do seu produto – essa deve ser uma das primeiras informações a aparecer na descrição.

3. Elementos Desorganizados

Layouts confusos, sem uma ordem lógica de distribuição dos elementos, é um dos principais responsáveis por afastar os usuários do site imediatamente e um dos erros mais comuns nos e-commerces. Em algumas lojas virtuais, só de bater o olho já é possível verificar a dificuldade que teremos ao pesquisar pelos produtos.

Uma boa forma de evitar que isso ocorra é por meio de um teste de usabilidade. Você deve selecionar algumas pessoas e pedir para que elas naveguem no site sem qualquer interferência sua. Ao observá-las por alguns minutos, é possível saber o nível de dificuldade que os usuários enfrentarão.

4. Ausência De Uma Newsletter

O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficazes para converter clientes e fidelizá-los. Sendo assim, é fundamental que você tenha uma newsletter em sua plataforma de e-commerce para que as pessoas deixem o contato de modo a receber novidades. Após conseguir os e-mails dos usuários, você deve separá-los em categorias e enviar ofertas compatíveis com o perfil de cada um.

É importante também enviar mensagens de agradecimento para aqueles que efetuarem uma compra e perguntar se tudo ocorreu bem. Assim, você demonstra que está preocupado com a experiência do cliente e ganha alguns pontos de consideração. Sem contar que esses feedbacks são essenciais para que você melhore os seus serviços continuamente.

Escolher um bom nicho de mercado e oferecer produtos com grande demanda é primordial para o sucesso da sua loja. Entretanto, se a experiência do consumidor não for satisfatória, corre-se o risco de desaparecer diante da concorrência. Portanto, atente-se a todos os detalhes que possam afastar o público e monitore frequentemente o desempenho do seu e-commerce.

Agora que você já conhece alguns dos erros mais comuns nos e-commerces, que tal aprender o passo-a-passo para desenvolver uma loja virtual?

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