MOSTRAR BARRA LATERAL
5 maneiras de divulgar o seu e-commerce na Internet

Mais do que oferecer um produto de qualidade, funcional e disposto em um layout agradável aos olhos, quem deseja ter sucesso e vencer a concorrência com a loja virtual precisa pensar, antes de mais nada, em como divulgar seu e-commerce e alcançar o público certo.

Diferente das lojas físicas, em que o cliente pode ir ao estabelecimento conversar com os vendedores, tirar dúvidas ou experimentar, o comércio em plataformas online precisa se destacar através de estratégias de comunicação e marketing eficazes.

Mas o que fazer para divulgar o e-commerce da maneira correta? No artigo de hoje vamos apresentar cinco dicas infalíveis que vão alavancar o seu negócio e fazer você ser reconhecido pelo seu público como referência de mercado. Está preparado?

Por Que Divulgar O E-Commerce?

A divulgação da sua loja virtual é, sem dúvida, a parte mais importante na hora de estabelecer metas. É por meio da divulgação que o seu produto se torna capaz de despertar o interesse de compra em possíveis clientes, atrair novos visitantes e promover o processo de fidelização.

A promoção no negócio é tão importante quanto ou até mais do que ter bons servidores e plataformas, sites bem estruturados, gerenciamento ou excelência no atendimento.

Por isso, para alcançar os resultados almejados, é fundamental que seja considerado o seu público-alvo e quais os canais mais eficientes para chegar até ele, sempre analisando suas particularidades. Essa medida vai otimizar a sua estratégia de divulgação e, dessa forma, você vai alcançar um número maior de pessoas certas.

Conheça Algumas Maneiras De Divulgar A Sua Loja Virtual

Antes de falarmos das melhores maneiras de divulgar o e-commerce, é preciso entender que a base para o sucesso de qualquer estratégia é o planejamento.

Muitas vezes, ao pensar em uma loja virtual, diversos gestores desconsideram o papel do marketing quando o negócio ainda está sendo gerido. Ao contrário, começam a pensar em divulgação apenas quando ele já está em andamento, o que é um grande erro.

Para que a divulgação atinja seu propósito, é preciso planejar desde o início quais os melhores caminhos a serem seguidos para alcançar o maior número de pessoas, o que fazer para alcançar as metas e o investimento financeiro necessário para tudo funcione.

Depois de planejar, você pode escolher uma plataforma que ofereça a possibilidade de integração com outros recursos e adotar as dicas abaixo e construir uma estratégia de marketing infalível. Vamos lá?

1. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing para e-commerce mais utilizado recentemente. Esse tipo de estratégia se baseia na produção de conteúdo relevante para o público-alvo específico da empresa.

Ao contrário do marketing convencional, que tem como objetivo principal a venda de produtos e estratégias diretas, no marketing de conteúdo o objetivo é ajudar o possível cliente a encontrar a solução para um problema. Isso faz com que ele estabeleça uma relação de confiança com a sua marca e, quando realmente precisar adquirir o produto, ele vai se lembrar dela.

Esse tipo de conteúdo se encaixa na estratégia de inbound marketing, cujo objetivo principal também é se comunicar para gerar autoridade do assunto. No entanto, é preciso ficar atento: um equívoco frequente é se dedicar a temas específicos, muito relacionados à compra em si. O ideal é que os materiais produzidos abordem todo o contexto que envolve a decisão da compra.

2. Estratégias de SEO

Outra forma de ganhar visibilidade com a busca orgânica do Google (sem necessidade de pagamento) é aprimorar as estratégias de SEO – Search Engine Optimization ou, em português, otimização para mecanismos de busca.

As estratégias de SEO envolvem um trabalho a longo prazo e costumam apresentar resultados satisfatórios, quando bem executadas. Para isso, entenda que você deve trabalhar em três pontos principais: no conteúdo, na relevância das informações para os usuários da internet e na tecnologia.

Se você utiliza o marketing de conteúdo, o segundo passo vai ser conquistar autoridade dentro daquele assunto ao se tornar referência para outros sites. Isso acontece quando há outros endereços que redirecionam para o seu link ou quando há muitos compartilhamentos do conteúdo em outros canais

Em seguida, você deve escolher uma boa plataforma virtual para que a loja que seja completa, ofereça todas as funcionalidades necessárias e que tenha um layout mobile (que se adapta aos diversos formatos de tela), já que é crescente o número de pessoas que efetivam compras através de smartphones ou tablets.

3. Links patrocinados

As estratégias de SEO podem demorar um pouco, quando planejadas e feitas da maneira correta. Uma alternativa interessante nesses casos é utilizar links patrocinados. Às duas principais plataformas são: Google Adwords e Facebook Ads.

No Google Adwords, o usuário clica porque demonstrou claro interesse no produto, uma vez que ele chegou até o anúncio porque pesquisou a seu respeito. Vale lembrar que a empresa só paga se for realizado o click.

Já no Facebook Ads, a ideia é mostrar o anúncio para um nicho segmentado de pessoas que se enquadrem dentro do público-alvo da marca. Em ambos os casos, a dica é monitorar todos os acessos e verificar se está valendo a pena.

4. E-mail marketing

Ainda malvisto por muitos, devido ao seu uso inadequado durante muito tempo, o e-mail marketing é uma forma de se aproximar do cliente e trazer bons resultados para seu e-commerce.

A lista de e-mails geralmente é construída a partir do próprio cadastro do cliente em sua plataforma, o que é um ponto positivo, pois ele já demonstrou interesse no produto. Com essa estratégia, você pode oferecer vantagens exclusivas e trabalhar campanhas segmentadas a partir do comportamento do usuário.

Vale lembrar que é importante manter uma periodicidade para não ser inconveniente, enchendo a caixa de entrada dos clientes.

5. Mídias sociais

As mídias sociais estão cada vez mais populares e são ferramentas aliadas na hora de se relacionar com os clientes por oferecer uma alternativa ao atendimento e também por ser um canal em que é possível construir um relacionamento com eles.

Para se dar bem com as mídias sociais, procure promover o engajamento dos usuários com postagens virais (com alto poder de compartilhamento) e produza informação de qualidade. O foco principal nesses espaços deve ser o relacionamento e não a venda.

Viu? Existem diversas estratégias de marketing que podem alavancar o seu negócio. Com todas essas dicas, ficou mais fácil pensar estratégias de divulgar o seu e-commerce? Então comece agora mesmo!

E aí, gostou do post de hoje? Se você curte esse tipo de conteúdo e quer ficar por dentro de todas as novidades do nosso blog, siga também a nossa página no Facebook!

Vale a leitura

Os prós e contras de começar a vender em marketplace
Os prós e contras de começar a vender em marketplace
Engana-se quem acredita que a única maneira de se vender na internet é através de um e-commerce. Hoje em dia existem ...
Saiba mais
Papo de CEO: Toda empresa precisa de um propósito claro
Papo de CEO: Toda empresa precisa de um propósito claro
Toda empresa precisa de um propósito claro. Foi com este pensamento que 2 devs sonhadores deram início a uma empresa,...
Saiba mais
Case de funcionalidade VTEX CMS - Indique e ganhe para a Bblend
Case de funcionalidade VTEX CMS - Indique e ganhe para a Bblend
A criação de programas de afiliados se fez necessário para empresas em todos os mercados, que estavam em busca de for...
Saiba mais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados