MOSTRAR BARRA LATERAL
5 passos para melhorar a UX do seu e-commerce

Aumentar as vendas de um e-commerce é um desafio considerável e bastante comum, afinal quem não quer ter um canal de vendas de sucesso. Por isso, contar com boas práticas de UX (User Experience) pode ajudar você a atingir este objetivo.

Com o design, layout e usabilidade certa, sua loja online poderá guiar o consumidor até a compra, sem grandes dificuldades, proporcionando jornadas fluidas e que vão de encontro com as reais necessidades do seu público-alvo. Isso porque, a jornada de compra do consumidor envolve várias etapas que precisam se alinha ao seu funil de vendas. Todos os detalhes do seu site irá pesar no relacionamento com o público e viabilizar experiências positivas.

Se o seu e-commerce não investe em UX, muito provavelmente seus clientes estão se relacionando com experiências negativas, o que prejudica e muito as vendas no seu canal online. Neste artigo, vamos compartilhar 5 passos para melhorar a UX do seu site e aumentar conversões no seu e-commerce. Confira!

Abranger diferentes tamanhos de telas

A todo momento, as pessoas estão conectadas a aparelhos móveis, o que fez crescer a tendência de compras realizadas por smartphones ou tablets. Por isso, é muito importante que o seu site seja ajustável a diferentes tamanhos de telas, sem perder a qualidade na navegação e que siga o padrão estrutural esperado, para que o usuário não fique perdido.

Entender um pouco sobre o Mobile Commerce pode te ajudar a identificar as melhores práticas utilizadas no mercado, além de entender as técnicas que fazem a diferença neste canal digital. Temos um artigo sobre isto, leia agora!

Fotos com alta qualidade

As fotos do seu site são uma forma de demonstrar empatia com seu usuário, afinal aquele será o primeiro e talvez único contato que ele terá com o produto antes da compra. Por isso opte por imagens de alta qualidade, que mostrem diversos ângulos e dê noção de proporção. Se possível trabalhe com vídeos nas páginas de produtos também.

Vale lembrar que deve se atentar ao peso de carregamento das imagens, nada adiante ter fotos super produzidas, e elas atrapalharem o carregamento do site. Para isso não acontecer, use técnicas que diminuem o tamanho da imagem sem prejudicar a qualidade, assim a performance não será prejudicada.

Layout personalizado

Sabemos que a primeira impressão é a que fica, e o layout será a primeira coisa que o seu cliente terá acesso ao acessar o seu e-commerce. Investir em um layout personalizado possibilita diferenciar sua loja e criar uma identidade visual própria para a sua marca.

Tente optar por um design limpo e com boa navegação, que seja agradável de ser visualizado, de se interagir e que de preferência tenha foco em performance. Passe a imagem da sua marca através das cores utilizadas, a tipografia escolhida, a disposição dos elementos, quantidade de colunas na prateleira de produtos, a disposição das suas categorias, também fará diferença.

O importante é ter um site que tenha uma identidade visual compatível com sua marca e que atenda todas as necessidades do usuário no quesito, navegabilidade e performance.

A jornada do cliente em seu site

Em um e-commerce, a trajetória do cliente é uma das questões mais importantes e suscetíveis a erros. Muitas lojas virtuais perdem vendas por ter uma jornada complicada e não intuitiva, ocasionando grandes índices de abandono de carrinho, por exemplo.

Uma boa UX ocorre quando seu cliente consegue entrar em seu site, encontrar os itens que procura sem grandes dificuldade e ser guiado até o checkout sem distrações. O objetivo é agilizar ao máximo este processo de compra, afinal vivemos em tempos de imediatismo.

Trabalhar com filtros de pesquisa, categorias bem segmentadas ou um menu intuitivo já é uma forma interessante de entregar mais agilidade ao cliente, uma vez que o tempo de pesquisa será diminuído as chances das compras serem finalizadas são maiores.

Testes A/B

Não sabe o que funciona para o seu público, ou o que está funcionando muito bem? Então os testes A/B serão de grande ajuda para melhorar a UX do seu e-commerce.

Para atingir resultados satisfatórios, é preciso testar ao máximo todas as etapas da jornada de compra, a fim de encontrar gargalos que possam estar prejudicando suas vendas. O ideal é registrar padrões que deram certo e tentar replicá-los em outras situações.

Especialistas em UX e design

Se você ainda não possui um time, ou um profissional que cuide deste quesito da sua loja virtual, saiba que existem empresas especialistas no assunto que prestam serviços de análise e desenvolvimento neste quesito.

Aqui na Codeby possuímos um time completo que executa uma análise, baseada nas melhores práticas do mercado, e pontua todas as melhorias que poderíamos atingir em seu e-commerce. Fale a pena conhecer um pouco mais sobre nosso serviço de Design UX e UI.

Estas foram as dicas para você melhorar a UX do seu e-commerce. Se você quer continuar aprendendo sobre o tema, baixe nosso Guia de UX para e-commerce escrito pelo nosso especialista em Design e UX.

E se sentir a necessidade, pode entrar em contato com nossos especialistas e obter uma análise completa da usabilidade do seu site.

Vale a leitura

Como melhorar a experiência de compra no varejo online
Como melhorar a experiência de compra no varejo online
Hoje em dia não basta ter um bom produto ou serviço para uma pessoa optar por sua marca, isso porque o consumidor sab...
Saiba mais
3 dicas sobre teste de usabilidade para melhorar o seu e-commerce
3 dicas sobre teste de usabilidade para melhorar o seu e-commerce
O teste de usabilidade é um dos maiores aliados para se oferecer uma excelente experiência para o usuário. Se seu obj...
Saiba mais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados