7 passos para o desenvolvimento de uma loja virtual

7 passos para o desenvolvimento de uma loja virtual

Sabemos que o comércio eletrônico é uma excelente oportunidade para expandir o seu negócio ou até mesmo começar do zero. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de entrar de cabeça nessa empreitada. O desenvolvimento de uma loja virtual precisa ser planejado em etapas para que não haja surpresas futuramente.

O mercado é promissor para quem tem um negócio online. Para se ter uma ideia, em 2016, o e-commerce gerou 718 mil novos empregos. Sendo assim, muita gente tem corrido atrás de qualificação em diversas áreas relacionadas e procurado parcerias com empresas especializadas.

Neste post, listaremos sete passos fundamentais para o desenvolvimento de uma loja virtual de sucesso. Continue lendo e confira!

1. Escolha O Seu Nicho

Se você tem uma empresa com um nome conhecido no mercado, já está um passo à frente daqueles que estão chegando agora. Contudo, se esse não for o seu caso, a escolha do nicho é decisiva para o seu sucesso. Para isso, fuja dos segmentos altamente concorridos e explore as áreas que têm demanda e poucas empresas atuando.

2. Faça Uma Pesquisa De Mercado

Após definido o nicho em que você vai atuar, é necessário fazer uma pesquisa de mercado. Existe uma ferramenta chamada Google Trends, ela é ideal para saber como anda a procura de determinados produtos durante certo período. Basta digitar a palavra no campo de busca da ferramenta para ter acesso a um gráfico completo sobre a popularidade do termo.

Outro recurso apropriado para essas pesquisas é o Keyword Planner. Nele, além do volume de busca da palavra-chave, é possível ver o nível de concorrência.

3. Escolha A Plataforma Para A Sua Loja Virtual

Este passo é crucial para a longevidade do seu negócio online. Caso você erre na escolha da plataforma para a sua loja virtual funcionar, as dores de cabeça serão constantes. Prefira uma plataforma robusta que acompanhe o crescimento do seu e-commerce, como a VTEX. Dessa forma, você não precisa ficar migrando o tempo inteiro até encontrar uma que atenda às suas necessidades.

4. Opte Por Um Layout Personalizado

O layout deve refletir a personalidade da sua empresa e estar de acordo com os outros canais. Se você tem um estabelecimento físico bastante conhecido, o visitante deve entrar na sua loja virtual e identificar de cara de quem se trata. É importante, também, ficar atento à navegabilidade para entregar a melhor experiência aos usuários. Layouts confusos, cheios de elementos, podem afastar possíveis clientes.

5. Ofereça Mais De Uma Forma De Pagamento

Já se foi o tempo em que os consumidores tinham medo de fazer compras online e ter seus dados roubados. A maior parte das pessoas utilizam o cartão de crédito em suas compras, sendo assim, é interessante aceitar mais de uma bandeira em seu e-commerce. Porém, lembre-se que alguns usuários preferem pagar por boleto, então, ofereça essa opção também.

6. Promova O Seu Negócio

Após colocar a sua loja virtual no ar, será necessário investir em campanhas de marketing. Os links patrocinados do Google AdWords são excelentes para divulgar o seu negócio, atingindo uma audiência qualificada e aumentando o tráfego do site. Uma alternativa interessante é utilizar as redes sociais. Além de contar com os anúncios patrocinados, você pode usar esse canal para auxiliar os usuários e melhorar seu relacionamento com eles.

7. Tenha Um Parceiro De Confiança

Por fim, mas não menos importante, é imprescindível ter uma parceria de confiança para desenvolver o seu e-commerce. Ao contar com profissionais qualificados nessa área, você dispõe de um site adaptado para os dispositivos móveis, otimizado para os motores de busca e suporte frequente.

Ficou claro quais as etapas necessárias para o desenvolvimento de uma loja virtual? Desde a sua concepção até a finalização do projeto, todos os detalhes devem ser pensados para entregar a melhor experiência aos usuários e evitar mudanças drásticas que atrapalhe o andamento do seu negócio.

Quer saber mais sobre o nosso processo de desenvolvimento? Entre em contato com a gente! Nossa equipe está preparada para tirar todas as suas dúvidas.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade