Acerte o alvo: como fazer uma análise de concorrência em e-commerce?

A análise de concorrência é fundamental para qualquer empresa que busca se destacar no mercado. Se você cria uma loja virtual sem pesquisar o que seus concorrentes estão fazendo, provavelmente terá de reformular o seu negócio assim que as dificuldades começarem a bater à porta.

A vantagem do e-commerce é que tudo o que está na web é mensurável. Com alguns cliques e um pouco de paciência, você consegue dados relevantes sobre o desempenho das plataformas rivais. Dessa forma, é possível descobrir oportunidades e largar na frente daqueles que não fizeram a lição de casa.

Quer conhecer as melhores práticas para uma análise de concorrência eficaz? Continue lendo e confira nossas dicas!

Pesquise A Fundo Quem São Seus Concorrentes

Pode parecer um tanto óbvia essa dica, mas muitos pecam na hora de identificar os concorrentes. Geralmente, o empreendedor iniciante mira somente naqueles grandes nomes do mercado e deixa passar batido as reais ameaças em seu segmento. Por isso, é preciso ir mais a fundo na pesquisa.

Uma boa prática é reunir as principais palavras-chave pelas quais você deseja ser encontrado e digitar nos mecanismos de busca. Assim, você visualiza as empresas em destaque nos resultados e começa a analisá-las. Muitas vezes, com isso, acabamos descobrindo novos nomes que têm ganhado força recentemente.

Faça Uma Análise SWOT

A análise SWOT, também conhecida como FOFA aqui no Brasil, serve para identificarmos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. Dessa maneira, fica mais claro o caminho que devemos tomar para diminuir as chances de erro em nosso negócio.

Na hora de identificar as oportunidades, por exemplo, naturalmente você vai pesquisar o que as marcas rivais estão fazendo. Caso você note que nenhum deles está oferecendo determinado serviço, pode ser uma brecha para se destacar. Portanto, a análise SWOT auxilia você a compreender diferentes aspectos do mercado em que está inserido.

Crie Pesquisas Destinadas Ao Público

É comum que nossa percepção sobre algumas marcas não sejam as mesmas do público. Por isso, é necessário criarmos pesquisas para conhecer, de fato, a opinião dos consumidores. Hoje existem diversas ferramentas para a criação de formulários, uma das mais populares é a do Google.

O mais importante aqui é elaborar bem os questionários antes de enviar às pessoas. Outro cuidado que você deve ter é fazer com que os participantes não saibam qual é a empresa que está realizando a pesquisa, pois isso pode influenciar nos resultados. Após coletar os dados, é aconselhável reunir tudo em uma planilha para facilitar a análise.

Utilize A Tecnologia A Seu Favor

Como dissemos no início, na internet tudo é mensurável. Então, não há razões para não tirarmos o máximo de informações possíveis dos concorrentes. Nem sempre conseguimos ter um panorama claro apenas por meio de observações e pesquisas com o público, sendo assim, o ideal é que você utilize uma ferramenta que forneça esses dados.

Nesse caso, você pode utilizar a SimilarWeb. Trata-se de uma plataforma que disponibiliza informações completas sobre os sites da concorrência, tais como:

  • número de visitas;
  • posição no ranking do mecanismo de busca;
  • origem do tráfego;
  • tempo que os usuários passam no site;
  • interesses da audiência.

Percebeu como não é tão difícil coletar informações para o seu e-commerce e, desse modo, fazer uma análise de concorrência completa? No entanto, lembre-se de analisar também os seus canais para identificar possíveis falhas.

Quer se aprofundar mais no assunto? Então, leia nosso artigo sobre as métricas do Google Analytics que você deve sempre acompanhar!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados