Check out no e-commerce: 7 melhores práticas para mais conversões

Para ter sucesso e garantir a preferência diante dos diversos concorrentes, um e-commerce precisa apostar em produtos de qualidade, facilidade de navegação, um bom layout, logística adequada, estratégias de marketing e ferramentas para a fidelização dos clientes.

Entretanto, uma das etapas fundamentais para a conversão &mdash e que é deixada um pouco de lado &mdash é a otimização do check out no e-commerce. Essa fase representa o último estágio antes da efetivação da compra e é nela que o cliente normalmente tem a decisão final em relação ao produto.

No entanto, se o check out não for fácil e exigir uma série de ações que demandam tempo do usuário, isso pode resultar na desistência da compra e no abandono do carrinho. Para evitar que isso aconteça, no artigo de hoje vamos listar as 7 melhores práticas para você adotar em sua loja virtual. Confira!

1. Velocidade na realização das compras

A rapidez é um dos principais motivos que fazem com que um cliente prefira realizar a compra em uma loja virtual. Afinal, não é preciso sair de casa, em horário comercial, para adquirir um produto e ele pode fazer a compra quando estiver livre. 

Entretanto, esse desejo pode se tornar uma frustração se o usuário se deparar com um site mal feito, que apresenta dificuldade no carregamento ou que demanda muitas etapas para a finalização da compra.

Por isso, se você quer ter um número maior de conversões, invista na qualidade do seu site para que ele proporcione uma experiência agradável ao usuário, fazendo com que ele não desista antes mesmo de começar.

O mesmo vale para dispositivos móveis, pois com a popularização dos Smartphone e tablets, muitas compras são feitas por esses meios. Ou seja, é imprescindível investir em uma plataforma mobile, que se adapte aos mais diversos tipos de telas e que não apresente dificuldade em nenhuma das etapas de venda.

2. Segurança durante as etapas

O ambiente virtual ainda é considerado pouco seguro por muitos consumidores, devido à falta de informação ou às experiências desagradáveis já vivenciadas. Por isso, é muito importante que, ao chegar em seu e-commerce, esse cliente se sinta seguro para realizar suas compras e tenha certeza de que receberá o pedido sem nenhum prejuízo.

As medidas de segurança são ainda mais importantes na etapa de finalização do pedido, pois é nela que o usuário fornece seus dados bancários e as informações referentes ao cartão de crédito, endereço, telefone, CPF etc. Por isso, utilize certificados de segurança e evite direcionar seus clientes para outros sites, para que eles tenham maior confiança com o seu serviço.

3. Formulários de fácil preenchimento

Os formulários com as informações para a finalização do pedido também são fatores relacionados com a velocidade e a agilidade com que é feito o check out no e-commerce.

Muitos empresários não costumam pensar nisso, mas preencher formulários longos, com necessidade de informações diversas, que são interessantes para as estratégias de marketing, pode ser um verdadeiro martírio para clientes mais apressados.

Uma boa alternativa é disponibilizar a opção de logar com redes sociais, como o Facebook ou com a conta do Google, pois essas plataformas já fornecem alguns dados que adiantam o processo de coleta de informações. Outra opção interessante, é a disponibilização da compra rápida que pede apenas informações essenciais como CPF, nome, endereço de entrega e forma de pagamento.

4. Resumo do carrinho com informações detalhadas

Fornecer o resumo do carrinho de compras é outra forma de agilizar a compra e otimizar o check out no e-commerce. Essas informações são importantes para que o usuário observe resumidamente os pedidos realizados e o valor total a ser pago &mdash com a inclusão de taxas e acréscimos &mdash sem que ele precise sair da página para ter acesso a esses dados.

5. Descrição adequada do processo de compra

Ainda nesse sentido, é preciso fornecer uma descrição completa de todo o processo de compra para que o usuário tenha a exata dimensão de onde ele está e o que falta para terminar, pois é desagradável se sentir perdido durante a compra.

Uma maneira interessante de fazer isso é por meio da criação de abas de navegação que permitam que usuário volte atrás caso precise e também tenha a noção de quanto tempo necessita para concluir o pedido.

Além disso, é possível criar uma página de finalização para que haja a confirmação dos dados e fechamento da compra. Considere colocar uma mensagem de agradecimento e não deixe de informar quais são as próximas etapas &mdash separação no estoque, entrega para a transportadora etc.

6. Eliminação das distrações

Alguns e-commerce têm uma série de banners, pop-ups e links que, se clicados, direcionam para páginas fora da etapa de check-out. Por mais que o uso dessas ferramentas seja adequado para estratégias de marketing, nessa etapa, o cliente quer, além de segurança, facilidade de acesso às informações.

Por isso, páginas de finalização de compras com excesso de informação visual podem afastar o cliente e gerar um abandono do carrinho. Em caso de dúvidas, realize um teste A/B e veja quais elementos de design no site garantem um melhor resultado.

7. Diversidade de formas de pagamento

Pode parecer distante, mas uma parte significativa da população não tem cartão de crédito ou conta bancária. Com isso, chegar até a etapa final de uma compra em um site e não conseguir finalizar o pedido devido à ausência do meio de pagamento permitido é frustrante para o cliente, o que pode levá-lo à concorrência.

Para que você não perca vendas e consiga atender o maior número possível de usuários, invista em opções variadas como: boleto bancário, transferência, cartão de débito, carteira digital, dentre outros.

Agora que você já conheceu as nossas dicas para melhorar a etapa do check out no e-commerce, o que está esperando para colocá-las em prática? Lembre-se que ter um site que ofereça uma boa experiência para o usuário resultará no menor abandono de carrinho e, consequentemente, na maior taxa de conversão, que é o principal objetivo de uma loja virtual.

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