Como é possível alcançar o consumidor na jornada de compra mobile?

Como é possível alcançar o consumidor na jornada de compra mobile?

O uso de dispositivos móveis superou os demais. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 64,7% dos brasileiros têm acesso à internet, ou seja, 116 milhões de pessoas conectadas. Dessas, 94,6% acessam uma rede por meio do Smartphone.

Isso revela a importância de considerar conteúdos e layouts aplicáveis ​​a dispositivos móveis. Se você pode personalizar a navegação no site e o blog da sua empresa, não deve pensar nisso, certamente, ela perderá as oportunidades de venda.

Agora, desse tipo de pessoa, como atrair pessoas com potencial de compra real para o seu site? Para isso, existe uma jornada de compra. Em linhas gerais, ela é uma estratégia que permite atrair os clientes realmente interessados ​​em seu produto, potencializando suas conversões e melhorando seus resultados.

Para entender sobre isso de uma vez por todas, leia este conteúdo até o final. Nele, aborda questões essenciais como o conceito de jornada de compra e como aplicável ao seu negócio. Confira!

O que é uma jornada de compra?

Como mostra, é por meio dela que seu site se destaca dentre várias páginas na Internet. Inclusive sobre seus concorrentes. Uma jornada de compra consiste em fazer uma distinção dos níveis de interesse interno do seu produto e, a partir de então, atrai-os de acordo com a etapa em que estão. Significar conduzir o cliente ao que ele realmente precisa: o seu produto.

Por meio de uma estratégia de marketing de conteúdo, seus clientes podem ter autonomia para identificar que:

  • possuir um problema;
  • precisa resolve-lo;
  • uma solução é o seu produto;
  • devem comprar pela sua empresa.

As pessoas têm feito cada vez mais compras pela internet. Levando em consideração o fato de que essas práticas são mais efetivas, o uso de seus celulares pode indicar que estar online e preparado para proporcionar uma boa experiência móvel é essencial.

Por que uma jornada de compra é importante?

Divulgar e vender na Internet do modo convencional já não traz mais resultados recentes. Os pedidos escançados de produtos muitas vezes não são atraídos.

As pessoas não querem ler propagandas explícitas e nem ser abordadas aleatoriamente por vendedores. Além disso, o processo de vendas tradicional, a abordagem "às cegas", está muito desgastado e os vendedores acabam tendo um baixo percentual de conversão.

Com uma jornada de compra bem planejada, como pessoas que passam por um direcionamento ao vendedor e não o contrário. Através de formulários, elas agora solicitam mais informações e demonstram a intenção de adquirir o que você tem para vender.

Também estão mais informações sobre o seu produto e com o interesse mais consistente em comprá-lo. Mais do que isso: o ponto de atração entre vendedor e cliente passa a ser bem menor. Isso significa que seu cliente terá mais entendimento sobre sua empresa e seu produto, apresentando menos objeções no momento da compra.

Sendo assim, uma jornada de compra já deixou uma tendência no meio virtual para um processo básico que visa atrair clientes e reconhecer sua marca.

Quais são as etapas da jornada de compra?

No início deste artigo, falamos em níveis de interesse. Assim sendo, eles são as etapas. Cada uma delas requer um tipo de abordagem e direcionamento. Bem como uma forma específica de se comunicar e definir um relacionamento com o cliente. A seguir, conheça mais detalhes sobre isso.

Aprendizado e descoberta

Nessa etapa, o leitor ainda não sabe o que precisa do seu produto. Então, aqui podemos dizer que ele está interessado em conteúdos do topo do funil, nos quais serão introduzidos ou desejam ter o que sua empresa vende. Se você oferece um aplicativo de controle financeiro, por exemplo, comece usando ou dando dicas sobre as melhores aplicações de desconto que podem ser feitas.

Use uma palavra-chave com maior volume de buscas e explique formas vantajosas de obter mais ganhos apenas investindo economia. Isso, certamente, instigará o desejo no leitor de salvar e controlar suas finanças. Logo, ele descobre que precisa encontrar uma forma automatizada para ser bem-sucedido em sua ação.

Reconhecimento do problema

Já nessa fase, ele sabe que precisa controlar suas finanças. Então, que tal dar dicas sobre como fazer isso? Mostrar que ele pode economizar gradualmente no supermercado e no cartão de crédito, mas que, para tanto, ele precisa encontrar uma forma de controlar os gastos.

Use a mesma estratégia que mostra acima, direcionando ou cliente a seguir para a próxima etapa, quando ele pode ser classificado para um vendedor entre em contato ou não.

Consideração

Aqui você pode dar alternativas sobre como ele fará o controle de gastos. Ou seja, ensine-o a usar o seu produto e avalie como opções de mercado, um fim do que a empresa é a sua escolha mais acertada. Dê alternativas para que você consiga decidir sobre a melhor forma de passar a controlar-se e alcançar seus desejos.

Decisão de compra

Nesse conteúdo, você já pode exportar uma maneira um pouco mais explícita da sua intenção em vender o produto e falar sobre seus casos de sucesso, fazer conteúdos que abordem como suas vantagens, entre outros. Esse material precisa ser direcionado aos leads que já não estão disponíveis, ou seja, que já têm interesse declarado em comprar.

Percebe que jornada de compra ou cliente se envolve em seguir todo o processo até uma adesão? Para obter essa estratégia, sempre inclua chamadas à ação (CTA) na página do conteúdo que direciona ou direciona para o próximo passo desse funil. Além disso, não esqueça de oferecer conteúdo responsivo e de carregamento rápido, para facilitar a navegação pelo celular.

Como criar uma jornada de compra eficiente?

Para isso ser possível, é necessário ter alguns cuidados. Abaixo, liste os principais para você, fatos, obtenha os melhores resultados.

Estruturar uma persona

Faça uma avaliação entre os clientes que você já tem e que mais estão interessados ​​pelo seu produto. Identifique essa “pessoa média” e faça perguntas como:

  • Qual é a sua idade?
  • Qual é o seu cargo?
  • Como é sua rotina social?
  • Quais são os interesses no seu tema?

Esses são alguns exemplos de perguntas que você precisa fazer para os clientes entrevistados. Assim, conseguir identificar com quem sua empresa fala e qual é a melhor linguagem a ser usada. Além disso, será mais fácil oferecer conteúdo certeiro, que solução de problemas do leitor e desesperado ou seu interesse real.

Conheça as etapas

Saiba como as etapas são essenciais para que seja possível oferecer um material bem direcionado para cada uma delas. Lembre-se de que os conteúdos precisam ser sempre úteis e interessantes. No entanto, devem estar dentro da estratégia para uma etapa que está seguindo.

Construa um fluxo

De preferência, faça um planejamento para elaborar uma estratégia, identificando quais serão as palavras-chave escolhidas e as que serão utilizadas. Dessa forma, será mais fácil organizar sua produção e obter os melhores resultados.

Por fim, podemos dizer que a jornada de compra é um aspecto básico para alcançar retornos de vendas potencializadas. Além disso, fornece outros bens secundários, como reforço de imagem, reconhecimento de marca e clientes mais bem orientados sobre seu produto.

Quer complementar suas estratégias e vender mais? Então, veja este outro artigo com dicas para melhorar a usabilidade e aumentar as taxas de conversão do seu site!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade