Como o marketplace fortalece a estratégia de indústrias e fabricantes

Como o marketplace fortalece a estratégia de indústrias e fabricantes

Marketplace é uma estratégia extremamente relevante para grandes empresas. Esta estratégia tem funções que vão além de ampliarem o alcance de uma marca, uma vez que permite negócios a fortalecerem suas vendas sem prejudicar a logística.

O que pouco se sabe é que indústrias e fabricantes podem fortalecer também a sua estratégia D2C (Direct to consumer) e sem prejudicar sua rede de distribuição e outros modelos de negócios que este setor já acostumado com o B2B (business to business), pro exemplo.

Esses recursos de vender diretamente para os consumidores finais são uma das transformações do varejo, que acompanhamos nos últimos anos. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que os marketplaces podem representar as indústrias e fabricantes, potencializando as vendas online do setor.

O potencial do marketplace para indústrias e fabricantes

Com a indústria 4.0, a tecnologia passou a ser parte fundamental na linha de produção. Porém, boa parte dessas empresas não desejam iniciar seu e-commerce próprio, alguns por custo, outros por falta de equipe. E com isso acabam ficando fora do mercado digital.

O marketplace aparece como uma possibilidade de vender online e a relevância deste canal vem crescendo consideravelmente, principalmente para o mercado D2C. Um estudo da Ebit Nilsen revela que, em 2018, marcas fabricantes tiveram um faturamento de R$2,5 bilhões com vendas online para consumidores, com um volume de vendas que cresceu 43% em relação ao ano anterior.

Com estes dados conseguimos entender que, o comércio D2C via marketplaces é relevante e tem oportunidades de crescimento nos próximos anos. Isso se deve principalmente ao fato do consumidor dar preferencia as lojas online de fabricantes ao comprar no e-commerce. Segundo dados da Ebit Nilsen, mais de 50% dos consumidores pesquisam por lojas de fabricantes por muitas vezes oferecerem melhores preços, promoções e por já ter confiança consolidada tanto na marca quanto no produto.

A estratégia D2C no marketplace

Já entendemos a relevância do marketplace para modelos direct to consumer, mas quais são os reais benefícios desses canais para sua estratégia?

Primeiramente, a redução de custos para vendas diretas. Em marketplaces, tanto indústrias quanto fabricantes podem aderir a estes canais online gastando pouco. Se fizermos uma comparação rápida, nos marketplaces os castos diretos para vender serão relacionados ao comissionamento, enquanto ao pensar em pontos de vendas como um site próprio, é preciso investir em infraestrutura, divulgação e muito mais, coisas que já estão inclusas nos marketplaces do mercado.

Em segundo lugar, estes canais possibilitam ampliação da presença digital da marca e são financeiramente atrativos, principalmente no comércio D2C, já que permite estas empresas a anunciarem em diferentes sites, diversificando os canais de venda e as tornando mais conhecidas na internet. Este tipo de exposição resulta em ganhos na reputação da marca, atração de novos clientes e aumento de receita.

O aumento do market share também é um benefício interessante na estratégia direct to consumer, principalmente categorias de alto ticket médio por estares ganhando destaque no comércio D2C. Segundo o estudo da Ebit Nilsen, os segmentos de telefonia, eletrônicos e eletrodomésticos estão entre os mais buscados por clientes que querem comprar de fabricantes. Vale lembrar que categorias com menor ticket médio também têm alto potencial para ser explorado.

Por fim, o fortalecimento da estratégia omnichannel é um ponto cada vez mais relevante para o varejo. Ao integrar seus canais online e offline, faz com o que o público tenha experiências cada vez mais completas e marcantes.

Não deixa de ser uma vantagem o relacionamento mais estreito com os clientes finais. Por meio de estratégias online, como o marketplace, industrias e fabricantes que antes tinham um longo percurso para chegar até o consumidor final, tem seus relacionamentos facilitados e maior retorno sobre o investimento.

O papel do marketplace no varejo online

Elaboramos este e-book  em parceria com a VTEX, como um guia básico de implementação de um marketplace, utilizando as tecnologias da plataforma VTEX.

Além de entender sobre o conceito de marketplace e sua crescente atuação no mercado online, iremos te ensinar através de passo-a-passo como iniciar suas vendas em marketplaces parceiros e ainda, como configurar o seu próprio ambiente para vendas de outros sellers.

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Como você deve ter reparado, a estratégia de utilizar marketplaces só traz benefícios para indústrias e fabricantes. Se você gostou e quer começar a mudar o seu negócio, entre em contato com nossos especialistas.

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