Saiba como os chatbots podem ajudar o seu e-commerce a vender mais

Saiba como os chatbots podem ajudar o seu e-commerce a vender mais

Atender bem aos clientes é uma premissa de qualquer negócio, seja físico ou e-commerce. No entanto, em lojas virtuais, o contato pelos meios tradicionais – telefones ou e-mail – muitas vezes pode demorar e não ser tão eficiente como a internet exige. Para isso, uma solução para melhorar o atendimento aos clientes é adotar o uso de chatbots no e-commerce.

Mas, você sabe o que são chatbots e, porque eles são tendência no mercado digital? A resposta para essas perguntas está no artigo de hoje. Nele vamos explicar o que são essas ferramentas, como usá-las no e-commerce e principalmente quais os seus benefícios. Confira!

O Que São Chatbots?

Os chatbots são tipos de softwares que tem como função, simular um atendente real através de mensagens. Basicamente, eles conversam com as pessoas dentro da sua plataforma, da mesma forma que seria feito, caso fosse uma pessoa de verdade.

Esse sistema, apesar de muitas vezes comparado com a atuação de um robô, devido à sua automatização, tem o diferencial de proporcionar um atendimento amigável, que aumenta a praticidade do serviço, reduz tempo e ainda melhora a experiência do usuário.

Como Usar Os Chatbots No E-Commerce?

Imagine que o cliente fez uma compra ou tem uma dúvida a respeito de algum produto específico e precisa entrar em contato com a loja virtual. Pelos métodos tradicionais, ele pode se deparar com uma página em que preenche um formulário com seus dados, escreve a mensagem e aguarda que a empresa entre em contato. Este formato de comunicação entre as duas partes pode demorar dias e fazer até com que perca a venda!

Assim, os chatbots são opções interessantes dentro do e-commerce, pois podem facilitar esse intermédio, utilizando para isso as próprias plataformas de comunicação já adotadas pelo cliente, como Messenger (Facebook), Whatsapp e Telegram. Isso evita ainda a necessidade de instalar novos aplicativos que podem ser descartados após a resolução do problema.

De forma geral, podemos dizer que existem dois tipos de chatbots: aqueles baseados em regras fixas e outros, cuja base é a inteligência artificial.

O sistema baseado em regras fixas pode identificar palavras-chave indicadas pelo próprio usuário e direciona a sua demanda para o conteúdo específico. Isso fica claro se pensarmos que, dentro de uma empresa, podem existir dúvidas que são mais comuns e frequentes. O sistema também facilita a estratégia de comunicação e agiliza ainda mais o processo de resolução de dúvidas.

Já o sistema dos chatbots contam com a ajuda de inteligência artificial, o software foi desenvolvido para interpretar frases, que podem ser tanto escritas quanto faladas pelo cliente e, a partir daí, criar respostas e solucionar os problemas. Esse tipo de sistema permite que o robô aprenda com cada questão solucionada e, com o passar do tempo, se torna mais independente e capaz de atender melhor ao público.

Esse tipo de atendimento é tendência em todo mercado virtual e em alguns casos, consegue solucionar até 90% dos eventos de contato dos clientes. Entretanto, eles não substituem (e nem devem) o trabalho humano por completo. Em diversas situações, conversar diretamente com o cliente é necessário para entender melhor o problema e propor soluções.

Quais Os Benefícios Para Sua Loja Virtual?

Agora que já sabe o que são e como usar os chatbots no e-commerce, que tal entender quais são os benefícios do seu uso? Descubra a seguir algumas das principais vantagens do sistema.

Redução do tempo de espera

Para a maioria das empresas, atender a um número muito alto de pessoas em simultâneo, é um grande desafio e nem sempre é possível. Essa situação resulta em uma fila de espera tanto para falar ao telefone quanto para atender pelo chat. Além de desagradável, esse tipo de atendimento traz perdas financeiras para o negócio uma vez que demanda recrutar muito pessoal e gastar em tempo de serviço.

Como solução, os chats automáticos apresentam um grande desempenho na resolução dos problemas dos clientes mais rapidamente, redirecionando para o atendente apenas os casos mais específicos de dúvidas. Além disso, os softwares de atendimento funcionam 24 horas por dia, reduzindo o tempo de espera e o gasto financeiro.

Maior comodidade

Por se integraram às plataformas já utilizadas para a comunicação, os chatbots apresentam a vantagem de serem mais práticas e cômodas do que as demais formas de atendimento, podendo ser utilizados em dispositivos móveis que estão sempre ao alcance das mãos.

Atendimento personalizado

Os chatbots conseguem processar grande número de informações. Eles captam e gerenciam informações de comportamento do usuário como nome, compras anteriores e interesses, de modo a oferecer serviços específicos para a pessoa e ainda torna o atendimento mais personalizado.

Esse mecanismo garante maior satisfação, o que aumenta as chances de compra e ainda oferece soluções direcionadas para as suas necessidades em um curto período.

Melhora na experiência

Quando o negócio virtual está focado no usuário, uma das medidas mais significativas é o tipo de experiência oferecida. Assim, os chatbots no e-commerce oferecem alternativas interessantes visto que ninguém quer perder tempo passando horas pesquisando por um produto ou aguardando para falar com o atendente pelo telefone.

Ou seja, além da economia, os chatbots são importantes ferramentas capazes de aprimorar a experiência do usuário.

Automatização das vendas e cobranças

Com a integração dos chatbots nas plataformas de comunicação, é possível automatizar as vendas e até mesmo os processos de cobrança.

Desta forma, tais serviços podem ser realizados através do Whatsapp, por exemplo, sem que haja a necessidade de um funcionário coordenar a ação.

Maior volume de vendas concretizadas

Com todos os relevantes benefícios listados até aqui, podemos dizer que outra grande vantagem para o uso desse software é que ele também pode aumentar as conversões da sua loja virtual devido à melhora no atendimento, rapidez e pela personalização do serviço ofertado.

Com tudo isso, é normal que o cliente se sinta mais à vontade e confiante para realizar a compra no seu e-commerce.

O uso dos chatbots no e-commerce é uma tendência que veio para modernizar a forma como lidamos com os usuários e já é utilizada por milhares de empresas em todo o mundo.

Já pensou em aplicar esse sistema na sua loja virtual? Qual a sua experiência? Conta para gente aqui nos comentários!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade