Entenda como a performance do seu e-commerce impacta as conversões

Entenda como a performance do seu e-commerce impacta as conversões

Você já se deparou com um site lento na hora de fazer compras virtuais e acabou desistindo? Em um contexto em que os usuários estão cada vez mais apressados, a performance do e-commerce pode representar o sucesso ou o fracasso de um negócio.

Essa performance está ligada a experiência do usuário, a rapidez no carregamento da página, a otimização para todos os dispositivos e o monitoramento constante. Entretanto, nem todas as empresas têm esses cuidados na hora de se planejar, correndo o risco de cometerem uma série de erros.

Este artigo explicar a você como uma boa performance das lojas virtuais pode impactar diretamente na conversão em vendas dos seus visitantes. Confira:

Experiência Do Usuário

A experiência do usuário diz respeito àquilo que o cliente sente ao navegar pelo site do seu e-commerce. Isso pode ser medido pelas suas impressões, satisfação e até com a possibilidade de indicação do site.

Boas experiências são proporcionadas por sites que seja agradáveis em todos os sentidos: rapidez, uma boa descrição do produto, facilidade em finalizar compras, bom serviço de entrega e, principalmente, bom atendimento ao usuário.

Com isso, ao permitir que o usuário tenha uma experiência positiva, que gere satisfação, é garantido o sucesso do seu e-commerce no desempenho em conversões. Lembre-se que o cliente precisa perceber que pode contar com a sua empresa, e que ela supre as suas demandas em momentos específicos.

Tempo Médio De Espera

O tempo médio de espera é determinante para a permanência ou abandono do usuário na sua loja virtual. Um site muito lento, que demora a carregar, pode afugentar os visitantes, pois como falamos, estamos cada vez mais ansiosos por realizar nossas atividades o mais rápido possível.

Um tempo superior a 4 segundos para carregar uma página é suficiente para que o cliente abandone o e-commerce e vá navegar em outros sites.  Assim, o ideal é que esse período não ultrapasse 2 segundos. O carregamento rápido da página permite que o visitante ganhe tempo na busca pelo produto.

Outra vantagem da velocidade do site está ligada à fatores de SEO (Search Engine Optimization/Otimização para Mecanismos de Busca), que são responsáveis por posicionar sua marca na página de resultados do Google.

Um dos fatores que levam os conteúdos do seu e-commerce às primeiras posições do Google diz respeito ao tempo médio de carregamento de página. Logo, um carregamento rápido pode garantir um bom posicionamento, gerando mais tráfego e credibilidade para o site

Performance Do E-Commerce E Finalização Das Vendas

A finalização das vendas, portanto, está diretamente ligada à performance do e-commerce, o que significa que ele precisa ser mais rápido, intuitivo e resolva o problema do visitante. Para ter uma boa performance, é preciso seguir alguns passos:

Reduza as imagens

As imagens, apesar de indispensáveis, são uma das grandes culpadas pelo carregamento lento dos sites, já que muitas vezes estão em excesso ou em alta resolução.

Para contornar o problema, opte por deixar apenas as imagens necessárias e fotografias de baixa resolução. Por mais que seja irresistível manter uma foto em 1920 X 1080, escolha usar um otimizador de imagens para que elas fiquem adequadas, sem prejudicar o site.

Elimine recursos desnecessários

Algumas plataformas de site, principalmente o WordPress, possuem uma série de recursos que muitas vezes não são usados ou sequer conhecidos por todos. Uma forma de melhorar a performance do e-commerce é eliminar todos esses plug-ins, inclusive de redes sociais que não são usados. Isso vai melhorar a rapidez do site.

Limpe o código HTML

A quantidade de elementos no código de programação também pode prejudicar a performance do site. Por isso, agrupe os elementos por função e renomeie os itens do HTML de maneira que faça sentido.

Otimização Para Dispositivos Móveis

Um grande erro dos e-commerces é não obter a versão mobile das suas páginas: versões que se adaptam aos demais dispositivos com acesso à internet (smartphone ou tablet).

Grande parcela das pessoas acessa a internet por meio desses dispositivos. As pessoas interagem em redes sociais, pagam contas, fecham negócios e claro, fazem compras virtuais.

Além disso, esse também é um fator de ranqueamento no Google. Ao fazer uma pesquisa através de um dispositivo móvel, a plataforma só exibe sites responsivos, ou seja, que se adaptam aos diferentes tipos de telas.

Outra opção é o desenvolvimento de aplicativos para e-commerce. Os aplicativos têm um desempenho melhor, são mais leves e proporcionam uma boa experiência ao usuário. Vale destacar que, apesar de exigir um investimento inicial, desenvolver uma versão mobile vai ajudar a aumentar a conversão em vendas dos seus visitantes.

A Importância Do Monitoramento

Por fim, outra dica importante é o monitoramento dos resultados. É fundamental estabelecer uma meta de rendimentos e, assim, trabalhar as questões que podem influenciar a trajetória em busca de uma quantidade X de visitantes, por exemplo.

Um dos principais fatores que determinam o alcance do rendimento esperado é o monitoramento do comportamento do usuário online. Existem diversas ferramentas que mostram com exatidão os conteúdos mais acessados na página pelos visitantes e os conteúdos mais abandonados.

O monitoramento dos usuários que acessam a página do seu e-commerce permite a identificação das estratégias que estão funcionando e das estratégias que precisam passar por modificações.

Além disso, estar atento à central de atendimento permite que importantes feedbacks dos usuários, dúvidas, reclamações ou sugestões sejam analisados pela sua equipe e solucionados.

Também é interessante ter uma equipe de design e programação que seja responsável por realizar testes frequentes e aplicar as melhorias quando identificadas as necessidades.

De uma maneira geral, a maior responsável pelo sucesso de uma loja virtual é a própria loja, pois é nela que o cliente deve tomar a decisão da compra. Por isso, invista sempre em melhorar o desempenho e a performance do e-commerce. Os resultados vão valer a pena.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre performance? Que tal saber um pouco mais sobre como ter um e-commerce de sucesso? Leia nosso artigo sobre os erros mais comuns que te fazem perder dinheiro na sua loja virtual.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade