Como promover o dia do consumidor em seu e-commerce

Como promover o dia do consumidor em seu e-commerce

As grandes datas sazonais do varejo são temporadas que impulsionam a alta nas vendas de diversas lojas, incentivando compras através de ações de marketing e promoções atraentes.

Aqui no Brasil, desde 2014, o dia do consumidor vem ganhando destaque no calendário de anunciantes e varejistas. Embora seja pouco reconhecida pelo público, é uma data que movimenta bastante o comércio, principalmente o online.

Segundo a pesquisa realizada Opinion Box, plataforma de pesquisa de mercado, cerca de 42% do público têm intenção de aproveitar a data agora em 2022 para comprar.

Se a essência do dia do consumidor é mostrar o quanto são importantes, como as marcas podem gerar vantagens aos clientes e, paralelamente, aumentar sua reputação no mercado? 

Separamos algumas dicas básicas para que você tenha sucesso em vendas e, dessa forma, aumentar o interesse dos consumidores em sua marca, e fidelizar para muito além desta data.

Promoções e descontos

Dia do consumidor - Promoções e descontos

As expectativas por descontos são relativamente altas. 

Contudo, alguns estudos apontam que, no dia do consumidor, as pessoas esperam que as empresas façam mais e ofereçam, por exemplo, outros benefícios e até mesmo mimos. 

De uns tempos para cá, muitos consumidores têm dado prioridade para empresas que concedem outros tipos de benefícios, além dos descontos. Como mostra a pesquisa do Google Surveys, em janeiro de 2020, que apontou quais benefícios esperam dos varejistas na data.

Programas de fidelidade e cashback são duas categorias que ganharam bastante força nos últimos anos e vêm se mantendo em alta entre os clientes. 

Grande parte dos e-commerces já contam com programas de fidelidade, como é o caso da B.blend com o ‘Indique e Ganhe’, além de oferecerem formas de pagamento alternativas que devolvem uma porcentagem do valor gasto ao consumidor.

A dica aqui é explorar novas possibilidades e não se prender apenas em disponibilizar uma lista de produtos em promoção.

Comunicação clara com base em honestidade

Dia do consumidor - Comunicação clara

A comunicação é a primeira experiência que um cliente terá ao entrar em contato com seu e-commerce, produtos e/ou serviços.

Se algo destoar do que foi prometido em suas promoções, políticas ou até mesmo do atendimento, a frustração será gigantesca.

Quando a comunicação não é baseada em honestidade e transparência, os consumidores costumam ficar exaltados e compartilham suas experiências negativas com outras pessoas através das redes sociais, sites de reclamação, etc. O que impacta na imagem da empresa.

Sendo assim, sempre opte por ser claro nas condições de suas promoções e seja honesto quanto a prazos e entrega. Pois, desse modo, o consumidor terá mais confiança no relacionamento com a empresa. 

Prazos de entrega e troca facilitada

Dia do consumidor - Prazos de entrega e troca facilitada

Vivemos na era do imediatismo. Onde as rotinas são agitadas, as necessidades precisam ser supridas e os problemas solucionados rapidamente.

Tendo isso em vista, disponibilizar prazos de entrega atraentes é de extrema importância para o consumidor, uma vez que é um dos principais fatores de abandono de carrinho quando não atinge suas expectativas. 

Se possível, busque e ofereça formas de entrega alternativas e que priorizem o mínimo de contato humano com os cuidados necessários contra COVID-19.

Se possui lojas físicas, o sistema pickup (retirar na loja) também é uma opção ágil, segura e de melhor custo benefício para seu negócio e o cliente. 

Atendimento atencioso

Dia do consumidor - Atendimento de qualidade

Embora os descontos sejam a ação mais esperada, o dia do consumidor também é uma data para passar mensagens como a de respeito aos direitos do consumidor. Afinal, sendo dedicada a eles, a tolerância em caso de desrespeito de seus direitos é normalmente menor.

Uma das ações mais importantes e menos respeitadas é o atendimento atencioso. Por isso, dispor de um canal de atendimento realmente efetivo em seu site, é de enorme utilidade.

Para ter um relacionamento com o cliente de qualidade, a primeira coisa que se precisa fazer é conhecê-lo, a fim de entender os melhores canais de comunicação e até mesmo a linguagem utilizada.

Grande parte dos consumidores preferem canais de atendimento mais instantâneos como mensagens por aplicativo, redes sociais ou o chat-online.

Também é indispensável valer-se de pessoas capacitadas para criar um relacionamento humanizado com o cliente.

Além disso, a criação de metas internas, tal como tempo de resposta, clientes atendidos e problemas solucionados, poderá facilitar a análise de resultados e otimizar ainda mais o atendimento.

Estas são algumas dicas de como promover o dia do consumidor em seu e-commerce. 

Gostou do artigo? Comente com a gente!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade