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Como promover o dia do consumidor em seu e-commerce

As grandes datas sazonais do varejo são temporadas que movimentam a alta nas vendas de diversas lojas, incentivando compras através de ações de marketing e promoções atraentes.

Desde 2014 aqui no Brasil, o dia do consumidor vem ganhando destaque no calendário de anunciantes e varejistas, ainda que pouco reconhecido pelo público, é uma data que movimenta bastante o comércio, principalmente o online.

Se a essência do dia do consumidor é mostrar o quanto são importante, como as marcas podem gerar vantagens ao consumidor e aumentar sua reputação no mercado? Separamos algumas dicas básicas para você que quer ter sucesso em vendas durante esta data sazonal.

Promoções e descontos

As expectativas por descontos é relativamente alta, mas alguns estudos apontam que  no dia do consumidor as pessoas esperam que as empresas façam mais e ofereçam benefícios e até mesmo mimos.

Em uma pesquisa realizada pela Google Surveys, em janeiro de 2020, alguns consumidores mostraram quais benefícios esperam dos varejistas na data.

Perceba que programas de fidelidade e cashback são duas categorias novas que entraram entre os benefícios nos últimos anos. Grande parte dos e-commerces, já contam com programas de fidelidade, como é o caso da B.blend com o Indique e Ganhe, e também oferecem formas de pagamento alternativas que devolvem uma porcentagem do valor gasto ao consumidor.

A dica aqui é explorar estas formas alternativas e não se prender apenas em oferecer uma lista de produtos em promoção.

Comunicação clara com base em honestidade

A comunicação é a primeira experiência que um cliente terá ao entrar em contato com seu e-commerce, produtos ou serviços. Se algo destoar do que foi prometido em suas promoções, politicas ou até mesmo do atendimento, a frustração será gigantesca.

Quando a comunicação não tem como base a honestidade e transparência, os consumidores costumam ficar exaltados, compartilhando sua experiência negativa com outras pessoas através das redes sociais, sites de reclamação, etc. 

Por isso, sempre opte por ser claro nas condições das suas promoções, ser honesto quanto a prazos e entrega também é importante. Dessa forma, o relacionamento terá mais confiança, por parte do consumidor.

Prazos de entrega e troca facilitada

Vivemos na era do imediatismo, onde as rotinas são agitadas, as necessidades precisam ser supridas e os problemas solucionados rapidamente. Tendo isto em vista, a importância de ter prazos de entrega atraentes é de estrema importância para o consumidor, sendo fator de abandono de carrinho caso não atinja suas expectativas.

Se possível, busque formas de entrega alternativa e que priorizem o mínimo de contato humano com os cuidados necessários contra covid-19. Ofereça mais de uma alternativa de entrega, se possuí lojas físicas ou já trabalha com sistema como o pickup, é uma alternativa ágil, segura e de melhor custo benefício para seu negócio e cliente.

Atendimento atencioso

Apesar de descontos serem a principal ação esperada durante este dia, também é uma data para passar mensagens como a de respeito aos direitos do consumidor. Em uma data dedicada a eles, a tolerância em caso de desrespeito de seus direitos é normalmente menor.

E um dos mais importantes, porém menos respeitado é o atendimento atencioso. Dessa forma, ter um canal de atendimento ao consumidor realmente efetivo em seu site, será de grande utilidade.

Para ter um relacionamento com o cliente de qualidade, a primeira coisa que se precisa fazer é conhecer o seu cliente, para entender os melhores canais de comunicação e até mesmo a linguagem utilizada. Grande parte dos consumidores preferem canais de atendimento mais instantâneos, como mensagens por aplicativo, redes sociais, ou o chat-online.

Também é preciso contar com pessoas capacitadas para criar um relacionamento com o seu cliente de forma humanizada. Além disso, a criação de metas internas como tempo de resposta, clientes atendidos e problemas solucionados, poderá facilitar a analisar resultados e otimizar ainda mais o seu atendimento.

Estas são algumas dicas de como promover o dia do consumidor em seu e-commerce. Gostou do artigo? Comenta com a gente.

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