4 dicas para aumentar a conversão no seu e-commerce

4 dicas para aumentar a conversão no seu e-commerce

A busca por novos clientes é um grande desafio dos empreendedores. Saber como aumentar a conversão no e-commerce é, então, uma ótima oportunidade. Com o avanço da tecnologia, o comportamento das pessoas tem mudado drasticamente, principalmente na forma de se relacionar com as outras.

No contexto empresarial, a internet se tornou uma ótima ferramenta para ter maior proximidade com o público. Isso significa que é uma oportunidade de, além de trazer valor para os clientes, melhorar o resultado de vendas em uma loja virtual.

E como é possível aproveitar essa inovação nas vendas on-line? Veja quatro dicas a seguir!

1. Conheça Bem O Público-Alvo

Quando estamos empolgados em um novo negócio, principalmente quando não temos experiência no assunto, vem a pressa de fazer vendas para qualquer pessoa. O problema ocorre justamente quando não se tem um cliente bem definido.

Por esse motivo, é preciso conhecer muito bem a audiência. Caso contrário, corre-se o risco de atrair pessoas que não têm interesse nos produtos da marca, o que atrapalha no desenvolvimento de estratégias realmente efetivas.

Uma forma de solucionar isso é estudar as principais características dos potenciais clientes. Vale a pena conhecer:

  • seus hobbys;
  • suas atividades;
  • seus comportamentos;
  • seus principais problemas.

Quando se conhecem essas características, é mais fácil definir o tipo ideal de cliente. Deve-se, então, pensar qual a melhor maneira de atrair esse público. A definição de um nicho permite melhorar a conversão na loja virtual.

2. Monitore O Desempenho Do Site

É preciso monitorar além do funcionamento, a aparência do e-commerce. Segundo pesquisas, 85% dos consumidores abandonam o site por um design mal feito. Apesar de a criação de um negócio online parecer ser fácil, na prática, é muito mais complexa.

O empreendedor deve estar atento desde a escolha de cores até a forma como os itens ficarão disponíveis para os clientes. Caso contrário, os usuários podem ter a impressão de que estão caindo em um golpe, o que vai levá-lo a desistir da compra.

Para solucionar o problema, procure utilizar cores que se harmonizem entre si. A combinação de tons frios, como o azul, por exemplo, pode trazer um visual clean, enquanto as tonalidades quentes (como o vermelho) podem ser utilizadas para botões que chamem um pouco mais a atenção, mas sem exageros.

3. Recupere Carrinhos Abandonados

Muitos empreendedores cometem o erro de pensar apenas em atrair novos clientes para a página. O problema ocorre quando o responsável não dá o suporte necessário para atender às pessoas que já visitaram o site. A falta de comprometimento pode ocasionar o abandono de compras pelos consumidores.

Para resolver isso, é preciso entender o que motiva o cliente a tomar essa decisão. As objeções podem variar: o custo do frete, a necessidade de preencher formulários extensos ou até mesmo a desconfiança do site.

Vale verificar se há alguma opção para melhorar o custo do frete (como a empresa arcar com parte dele, por exemplo), fazer formulários que solicitem apenas informações básicas para fazer a entrega e manter o contato e usar certificados de segurança para dar mais credibilidade ao site.

4. Mostre A Avaliação De Outros Compradores

Um comportamento comum entre os clientes é a busca de informações sobre o produto de seu interesse. As avaliações sobre um determinado objeto, comprado por outros clientes, podem incentivar o consumidor a fazer a compra.

O número de avaliações positivas, principalmente depoimentos a respeito de um determinado item, pode tirar as últimas objeções do cliente para fechar a compra.

O uso da tecnologia permite criar uma relação mais estreita com o consumidor, mas a tarefa não é nada fácil. Para ter sucesso, é essencial ficar atento aos detalhes para saber qual o público ideal que deve ser buscado e entender por quais motivos alguém desistiu da compra.

E então, o que achou deste post sobre como aumentar a conversão no e-commerce? Já conhecia o tema? Deixe sua opinião!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade