5 dicas para se destacar seu e-commerce e vencer a concorrência

5 dicas para destacar seu e-commerce e vencer a concorrência

As lojas virtuais estão se tornando cada vez mais tendência e um número cada vez maior de transações são realizadas todos os dias. Com o crescimento da quantidade de pessoas que procuram o e-commerce tanto pela praticidade quanto pela segurança, aumentam o número de inovações nas ferramentas para comércio virtual e por consequência, cresce também a concorrência. Nesse ambiente competitivo, destacar a loja virtual da sua marca é uma estratégia básica de sobrevivência.

Mas como fazer isso? Se você não sabe como destacar seu e-commerce e vencer a concorrência, este artigo é para você! Nele, vamos listar cinco dicas bem práticas que vão ajudá-lo a alavancar suas vendas e a consolidar a sua marca no mercado. Vamos lá!

1. Conheça Bem O Seu Cliente

A primeira dica para destacar a loja virtual de vez é conhecer os seus clientes. Isso é importante, pois, ao definir o seu público por meio das métricas de acesso, você consegue saber o que ele precisa, quais são as dores que você deve resolver e quais as melhores estratégias para chegar até ele.

Por exemplo, se sua loja virtual trabalha com produtos de pesca, a estratégia utilizada para falar com o cliente, certamente vai diferir de quem tem um e-commerce de softwares para gestão. Essa situação ocorre porque são pessoas, em geral, com estilos de vida diferentes e buscam informações mais específicas sobre cada um desses assuntos.

Para conhecer bem o seu cliente, procure fazer um mapeamento, através de estratégias de monitoramento do tipo de pessoa que mais acessa sua loja virtual, quais são os problemas que elas precisam resolver e trace um perfil. Suas estratégias de venda devem ser direcionadas para essas pessoas.

É interessante também que você estabeleça uma relação com o público via canais de atendimento e, a partir deles, crie laços de confiança com o cliente. Esse usuário que chega até você é um potencial aliado na identificação de eventuais problemas no seu site.

2. Invista Em Estratégias De Marketing Digital

Todo comércio eletrônico, seja de qual natureza for, não deve ficar alheio às estratégias de marketing digital. Mas como definir essas estratégias? Dentro do marketing digital, você pode adotar alguns dos caminhos resumidamente apresentados abaixo.

SEO

Para destacar a loja virtual, o SEO é uma ótima opção. O Search Engine Optimization ou a otimização de websites para buscadores, é uma estratégia que tem como objetivo ranquear seu site de forma orgânica em páginas de busca, como o Google. Para tal finalidade, é analisado o uso de palavras-chave adequadas, assim como a usabilidade do site e a sua escaneabilidade.

E-mail Marketing

O envio de e-mails para clientes cadastrados é uma importante ferramenta de conversão. No entanto, deve ser usada sem exageros para não serem considerados spam pelos seus clientes.

Social media

Utilize as redes sociais como forma de se aproximar do público, se destacar no mercado e oferecer conteúdo de qualidade. Facebook, Instagram, YouTube ou LinkedIn, dentre outras, oferecem diversas possibilidades que podem alavancar o e-commerce e tornar o seu site de referência no assunto.

Marketing de conteúdo

Consiste na geração de conteúdos relevantes que ajudem o cliente na tomada de decisões. Esses tipos de estratégias trabalham as landing pages (páginas de direcionamento para vendas) publicações para blogs e redes sociais, produção de e-books, SEO, e-mail marketing, etc.

Funil de vendas

Trata-se da identificação dos caminhos percorridos pelo cliente até a concretização da compra. É por meio dessa análise que você tem uma melhor noção sobre o comportamento do seu cliente. Para essa estratégia, assim como para as demais que apresentamos, conhecer bem o seu cliente também é fundamental.

3. Aproveite As Datas Especiais

O dia das mães, o dia dos pais, o Dia dos Namorados e o Natal são datas que sempre pedem um presente especial. Por essa razão, se você deseja destacar a loja virtual, você deve aproveitar essas datas com sabedoria e também de acordo com os seus produtos.

Para conquistar os clientes e fazer com que eles concluam as compras, ofereça serviços especiais nos dias que antecedem essas datas comemorativas. Pense em estratégias como descontos, frete grátis, produtos personalizados, entre outros.

Outra forma interessante para potencializar as vendas em determinado período são as queimas de estoque, afinal toda loja precisa renovar os produtos por diversos fatores (estação do ano, itens mais modernos, etc). Aproveite essas ocasiões para oferecer descontos que realmente valham a pena para o consumidor e repita isso algumas vezes por ano.

4. Organize Sua Loja Virtual

Assim como nas lojas físicas, em que o cliente dificilmente entra para comprar se estiver bagunçada, as lojas virtuais também precisam estar organizadas. Sites muito poluídos, informações confusas ou até mesmo a falta delas, podem afastar de vez um usuário novo.

Se você quer evitar esse problema, crie um e-commerce que seja agradável aos olhos! Entregue informações relevantes sobre todos os produtos vendidos, crie canais de atendimento que realmente funcionem e lembre-se de monitorar, por meio de ferramentas, os motivos pelos quais o usuário deixa seu site antes da finalização da compra.

Não se esqueça também de que o seu site deve ser responsivo, ou seja, se adaptar aos diversos formatos de tela dos dispositivos na hora da compra. Com o crescente uso de smartphones, é cada vez mais comum as pessoas acessarem as páginas e realizarem as transações por meio desses dispositivos. Você não vai querer perder essa oportunidade, certo?

Além disso, ter um layout responsivo também ajuda no SEO da sua página. O Google, por exemplo, só exibe sites que possuem essa funcionalidade durante uma pesquisa feita por meio de um dispositivo móvel.

5. Realize Testes Constantemente Para Garantir A Performance Do Seu E-Commerce

Os testes de funcionalidade são ferramentas que experimentam todas as funções do site, desde as landing pages até a conversão em vendas. Com elas é possível mapear, antecipar e identifica possíveis erros que seu e-commerce pode apresentar.

Esses testes são feitos por robôs. Por meio da automação, eles fazem o percurso da compra e, caso haja algum problema, enviam um relatório ao responsável pelo site para que a solução seja encontrada imediatamente.

Essas ferramentas, além de evitarem possíveis dores de cabeça, aprimoram a experiência da navegação e da compra por parte do usuário e evitam que você tenha perdas financeiras.

Com todas essas dicas, é possível identificar os clientes, alavancar as estratégias de comunicação e marketing, antecipar possíveis erros e finalmente, destacar a loja virtual diante da concorrência. Para não perder nenhuma novidade sobre esses e outros assuntos ligados ao e-commerce, acompanhe a gente no Facebook para ficar por dentro de tudo!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade