Aplique a estratégia Visual Merchandising em seu negócio online e tenha resultados nas venda

Aplique a estratégia Visual Merchandising em seu negócio online e tenha resultados nas venda

Hoje em dia, é comum vermos lojas que utilizam o visual merchandising como forma de chamar atenção do cliente e fazer com que crie harmonia de produtos e ambiente. Contudo, esta prática não é tão comum quando o assunto são lojas online. Poucos negócios on-line sabem que esse tipo de estratégia pode ajudar a elevar as vendas e manter altas taxas de compra por cliente.

Neste artigo, abordaremos como o visual merchandising, quando usado de forma correta pode ser uma ótima opção para o seu negócio.

Antes de mais nada, é importante entender o que é visual merchandising

De forma superficial, trata-se de toda a forma de exposição e disposição de produtos, fazendo com que a apresentação seja eficiente para aumentar as vendas. Além disso, o Visual Merchandising está ligado diretamente à experiência do cliente uma vez que pensa em impactar positivamente.

Em lojas físicas, é comum vermos esse tipo de estratégia sendo trabalhada em diversos pontos da loja. Boa iluminação, disposição dos produtos, categorias e composição, vitrines prejudiciais e que contamina uma história, pontos quentes recebendo atenção devida. A soma desses elementos contribui para que o cliente sinta-se à vontade para comprar, passando mais tempo na loja e consequentemente compreendendo mais. No geral, esse aspecto convidativo e agradável para os clientes incluem cerca de 40% mais.

Como aplicar esta estratégia em seu negócio online

Se por um lado as lojas físicas exploram esta estratégia, por outras marcas on-line ainda não fazem uso de visual merchandising. Assim como em qualquer negócio, espera que as vendas sejam tão boas e que o seu negócio seja uma opção que o cliente irá executar quando tiver necessidade de compra.

Nas lojas físicas ou de visual merchandising está em vários pontos, começando pela fachada da loja, vitrines, ambiente interno, iluminação, sessões, produtos. Em uma loja on-line, siga a mesma lógica, um bom anúncio nos sites de pesquisa, sua fachada, seu catálogo seria sua vitrine, ou o layout do site seria seu ambiente interno, uma qualidade das fotos e núcleos de fundo isolados sua iluminação e suas categorias de produtos utilizados nessas sessões.

Visualizando dessa forma é muito mais prático aplicar esta estratégia na sua loja on-line, tornando a comunicação com seu usuário mais objetiva, melhorando a conversão do seu site e causando suas vendas mais concisas.

Aplicando Visual Merchandising online

Cerca de 80% das primeiras impressões, são criadas a partir da visão, por isso o visual do seu site irá contar muito para o sucesso nesta estatística, veja o que é necessário para seguir:

• Um bom anúncio nos sites de pesquisa: Seu site precisa ser visto, e um bom posicionamento em sites de busca é fundamental para que mais usuários vejam seu link e clique. Por isso, invista em SEO e use as chaves de palavras-chave que tiverem o seu segmento, se achar necessário usar os links patrocinados para melhorar sua posição.

Um título chamativo, com uma descrição concisa faz muita diferença quando o usuário está tomando uma decisão de clique.

• Layout: Pergunta rápida, você compreende um celular em uma loja mal iluminada, com vitrines sujas ou ambiente desorganizado? Não concorda que esse ambiente não passa nenhum pouco de credibilidade?! A mesma forma que as lojas físicas, sua loja online, precisa estar apresentável quando seu cliente acessar. Por isso, escolha um designer que combine com sua marca, núcleos que despertam o cliente e uma estrutura que seja fácil de navegar.

Priorize a oferta de um acesso intuitivo ao usuário com um menu simples, proponha agilidade e harmonia no visual do seu site, não deixe o usuário ficar sem saber o que fazer por lá, o caminho ou o caminho que ele precisa fazer.

• Vitrine: A disposição dos produtos no seu site fará toda a diferença quando o usuário estiver fazendo suas escolhas. Optar por exportar os produtos de forma que mantenham uma lógica de sentença e que contemplam uma história gera mais variáveis ​​como aumento de ticket médio com a quantidade de itens sendo comprados.

Vamos de exemplo? Imagine que você está procurando um biquíni novo para suas férias no litoral, mas você não sabe ainda que também precisa de uma saída de banho que combine, e assim saberá 3 páginas depois que você encontrou o biquíni que procurava. Como chances de você não encontrar essa saída de banho e fechar uma compra somente com biquíni é enorme.

Agora você já pensou em sair do banho isolado na mesma página, continuando uma sequência lógica e relevante a olhar.

Esse tipo de ação, melhora consideravelmente as respostas dos produtos e solicita agilidade e economia de tempo do usuário.

• Qualidade das fotos: Fotos escuras, sem foco ou com iluminação estourada não chamam a atenção e ainda passam a impressão de amadorismo. Invista em fotos de qualidade, com boa iluminação, opte por fundos mais neutros ou que tenham acesso ao produto e experiência que está sendo oferecida.

Se você trabalha com coleções, invista em cenários que tem um produto, se comunica emocionalmente com o cliente também é importante e através de fotos é possível passar sensações para o usuário e instigá-lo.

• Invista na organização: Organização sempre é aliada quando o assunto são negócios, mantém as categorias bem divididas e facilita a navegação do cliente no site, mostra com que ele passa menos tempo procurando ou pesquisando e pesquisando mais tempo entre produtos que interessam.

• pontos quentes: Em lojas físicas é comum usar pontos de mais movimentos para promover uma compra por impulso. Nos sites também é possível com algumas funcionalidades fazer com que o cliente tome decisões por impulso sobre os produtos do mesmo segmento ou que faça a compra.

Puggins, como "também incluído" na Amazon ou "Veja também", mostra americanas que não aparecem na compra final, são um ótimo modo de fazer o usuário continuar comprando.

Veja alguns exemplos de sites que utilizam o visual merchandising como estratégia online: 

Dentro do código, já implementamos em diversas lojas essa estratégia, seja no layout como em suas vitrines, e isso gera variáveis, como aumento de ticket médio com a quantidade de itens que estão sendo incluídos.

Com a possibilidade de comprar peças similares como exemplo na Cia Marítima, biquínis com partes de cima e abaixo, aparecendo na sequência permitir a possibilidade de comprar qualquer uma das 4 modelos que podem ser conversadas.

Você melhora a comunicação com seu usuário, e forma mais concisa, melhorando a conversão do seu site.

Outra forma de aplicar o Visual Merchandising online é uma ferramenta que permite exibir o preço com aparência completa. Muitas mulheres gostam de ver em modelos e manequins e usar ou parecerem completas. Porém, o trabalho que ela deve procurar para reduzir cada vez menos a chance de compra.

Com o ShopLook, é possível mostrar como peças que compõem o look e o preço, criando uma experiência do usuário mais relevante e relevante.

Conheça mais sobre a ferramenta acessando www.shoplook.com.br

Vantagens de usar o visual merchandising como estratégia em seu negócio online

  • Impacto positivo na mente do consumidor.
  • Possibilidade de aumento do ticket médio.
  • Melhor relacionamento com o cliente.
  • Comunicação de maneira mais objetiva e sensorial.
  • Posicionamento estratégico.
  • Visual mais organizado e harmonioso

Agora que você já conhece as maravilhas que o visual Merchandising pode fazer no seu site, que tal codificar para ajudar? Entre em contato conosco e nos deixe ajudar a obter um sucesso ainda maior.

Acesse o site www.codeby.com.br e conheça mais ferramentas que podem ajudar.

Ficou com alguma dúvida? Espero vocês nos comentários.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade