MOSTRAR BARRA LATERAL
Experiência do usuário no site: porque você deve se atentar a isso

Muito se ouve falar sobre experiência do usuário no site. Diversas lojas virtuais vêm recriando suas páginas, pois percebem o impacto que esse aspecto tem em suas vendas.
 

Experiência do usuário ou UX (User eXperience, no inglês) é o termo que descreve a interação entre o usuário e um determinado produto ou serviço, como quais emoções são despertas nele mediante essa interação.

Tal experiência é construída por meio de uma série de fatores, que variam de acordo com o produto oferecido, o cliente e o objetivo da empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Por Que Se Preocupar Com A Experiência Do Usuário No Site?

Pode soar óbvio, mas sites foram criados para os usuários e, portanto, manter certo número de usuários acessando e interagindo é o objetivo final de todos eles. O usuário só acessa novamente um site quando sua experiência com ele foi satisfatória, caso contrário, provavelmente ele não retornará.

Se o site é um e-commerce, a experiência do usuário é ainda mais importante, pois a satisfação de um visitante pode se converter em uma venda.

O contrário também é grave: ao se sentir insatisfeito, muitos usuários utilizam canais de reclamação ou as redes sociais para mostrar seu descontentamento. No contexto atual, no qual essas informações circulam cada vez mais rapidamente, se o usuário tiver uma experiência ruim no site, muitas vendas poderão ser perdidas.

Por Onde Começar?

Há uma série de variáveis às quais se atentar, que serão fundamentais para que a experiência do usuário no site seja positiva e o visitante volte a interagir.

O ideal é contratar um profissional de UX ou uma empresa especializada para analisar corretamente a necessidade de o usuário e propor soluções mais eficazes. Porém, se isso não for possível, é possível começar atentando-se aos seguintes fatores:

Design

A primeira impressão do usuário influência muito no quanto ele se sentirá atraído a continuar navegando. Por isso, o ideal é priorizar um design minimalista, que siga padrões de ícones e disposição de elementos na tela.

Usabilidade

Esse é um fator que merece toda atenção: a usabilidade é a facilidade com que as pessoas utilizam seu site, portanto, envolve eficiência, segurança, prevenção de erros, linguagem simples e feedback.

Pense, por exemplo, em como seria frustrante para o visitante se deparar com um erro em um site e não saber como sair dele. Ruim, não é? A usabilidade previne que isso aconteça.

Responsividade

Atualmente, a internet é muito acessada por meio de dispositivos móveis. O que isso significa? Que provavelmente seu site terá um grande número de acessos através de smartphones, tablets e similares, que possuem dimensões de tela bem diferentes das de um computador.

Responsividade nada mais é que adaptar uma interface para que se adéque a qualquer dispositivo pelo qual o site possa ser acessado. Diferentemente da tela de um notebook, por exemplo, smartphones exigem menus compactos, textos curtos, mais ícones e botões grandes.

Mapeamento do comportamento do usuário

Para construir uma boa experiência do usuário no site, é fundamental conhecer o visitante, saber quais são suas necessidades e entender seus comportamentos.

Por meio do mapeamento do comportamento do usuário, é possível verificar como ele navega no site e quais recursos são mais utilizados. Dessa forma, possíveis mudanças e melhorias são identificadas e as soluções propostas serão baseadas em dados mais realísticos.

Em resumo, a ideia geral de experiências de usuário em sites é simplificar ações, desburocratizando processos, tornando a informação clara e permitindo que objetivos sejam alcançados de forma rápida e eficiente. E lembre-se: na dúvida, menos é mais.

Gostou das dicas para melhorar a experiência do usuário no site da sua empresa? Deixe aqui o seu comentário contando as experiências mais legais e mais desagradáveis que você já teve navegando em páginas da web!

Vale a leitura

JCCBR inova seu modelo de negócio e lança seu primeiro shopping center digital
JCCBR inova seu modelo de negócio e lança seu primeiro shopping center digital
A Jereissati Centros Comerciais (JCC) é responsável pelo desenvolvimento e comercialização de Shopping Centers. A emp...
Saiba mais
Conheça 5 benefícios para seu e-commerce em optar pela plataforma SaaS
Conheça 5 benefícios para seu e-commerce em optar pela plataforma SaaS
Um lojista pode se deparar com muitas alternativas ao pensar na estrutura de uma loja virtual. São vários os serviços...
Saiba mais
Quais as tendências do varejo de moda online
Quais as tendências do varejo de moda online
O varejo de moda vem passando por uma transformação intensa desde 2020 por conta da pandemia e das mudanças que viera...
Saiba mais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados