Por que uma plataforma de teste é importante contra os erros?

Por que uma plataforma de teste é importante contra os erros?

Quem trabalha com comércio virtual precisa saber, antes de mais nada, que qualquer problema com a sua plataforma, independente da origem, pode prejudicar o desempenho do e-commerce tanto no que diz respeito à logística quanto no acesso de informações dos possíveis clientes e no número de conversões. Por essa razão, é preciso se certificar de que tudo está certo com o site e se não há nenhum erro que possa prejudicar o seu desempenho.

O que muita gente ainda não sabe é que esse monitoramento pode ser feito através de uma plataforma de teste. Trata-se, basicamente, de uma ferramenta que executa simulações de uso do site de modo a identificar possíveis erros. Quer saber mais como funciona essa ferramenta, como ela pode ajudar a prevenir os erros e qual a sua importância para o sucesso de seu e-commerce? Continue a leitura e descubra!

O que é uma Plataforma de Teste?

Uma plataforma de teste, como o próprio nome indica, é uma ferramenta que executa testes e experimentações nas mais diversas funcionalidades de um site, software ou aplicativo de celular, com o objetivo principal de identificar possíveis falhas no sistema e pontos que ainda precisam ser melhorados até o que sistema esteja perfeito para que o público faça o seu uso.

A ideia é a seguinte: um tipo de robô deve experimentar todas as funções de um sistema, observar como é o seu funcionamento e como ele pode ser aprimorado, tendo sempre em mente o objetivo de melhorar a experiência do usuário. Essa plataforma, ao final do teste, envia um relatório completo apontando todos os pontos que precisam ser considerados na hora da correção dos problemas.

Esses testes podem analisar os seguintes pontos:

compatibilidade e responsividade: é verificado se o site é compatível com todos os navegadores de internet e também se a plataforma de vendas consegue se adaptar a todos os tamanhos de telas que os dispositivos com acesso à internet possuem;

conteúdo: neste item, são analisados todo tipo de mensagem que o cliente possa ter acesso dentro da plataforma e que possa ter algum impacto nas vendas ou conversões, como erros gramaticais, formatação de títulos e inter-títulos, tamanho e posição dos elementos, descrição dos produtos e informações sobre a empresa;

funcionalidades: a plataforma precisa entender e imaginar o uso das funcionalidades em diferentes cenários de uso. Por isso, é preciso testar e garantir que esteja tudo certo com os links, formulários de contato, links externos (redes sociais, emails), idiomas diferentes, cadastro de CEPs e outras funções que são decisivas para a finalização da compra.

Como ela pode ajudar a prevenir os erros?

Em qualquer setor, ao lançarmos um produto novo no mercado, é fundamental, termos a certeza de que está tudo certo com ele e que o público terá contato com a melhor versão possível até aquele momento.

Imagine um exemplo prático: supondo que você possui uma fábrica de chocolates e quer desenvolver uma nova versão, sem açúcar, mas com o mesmo sabor. Por mais que sua equipe desenvolva o produto com muita pesquisa e utilizando os melhores recursos, você só terá a certeza que de que o sabor agrada após submeter o chocolate a um teste sensorial com potenciais clientes e que tenham um certo conhecimento de chocolates.

Assim é com uma plataforma virtual. Por mais que todos os códigos, funções e conteúdos sejam pensados cuidadosamente, as falhas só serão identificadas após rigorosos testes. E, nesse caso, uma falha pode ser crucial no desempenho e no retorno financeiro de um e-commerce.

No caso de sites e softwares, existem algumas plataformas de teste disponíveis que realizam todo o trabalho em pouco tempo e podem ser usadas a qualquer momento do projeto, desde as fases iniciais até depois que a loja virtual estiver no ar. É importante destacar que, ao utilizar essas ferramentas, você pode prever ou antecipar possíveis erros e até bugs. Dessa forma, você terá mais tempo para formular estratégias financeiras para a sua loja virtual e se destacar em meio à diversidade de concorrentes.

Qual a importância de ter uma plataforma de teste?

Até aqui, entendemos por que você deve realizar testes constantes em sua loja virtual para evitar os erros e como as plataformas de teste podem ajudar a ter mais precisão nos resultados, certo? Mais do que evitar os erros, uma plataforma de teste pode garantir uma melhor experiência para o usuário, uma vez que ajuda na construção de um sistema totalmente pensando no seu uso. Além disso, os testes ajudam nos seguintes aspectos:

  • o site se torna mais eficiente, pois, ao passar pelas avaliações dos robôs, a chance de falha em algum ponto será muito menor;
  • garante maior satisfação do usuário, pois evita a sua frustração ao tentar realizar alguma ação e ser impedido por falta de usabilidade do site;
  • facilita o acesso, já que, ao verificar a compatibilidade a responsividade, não permite que o usuário tenha qualquer problema de acesso;
  • evita o prejuízo financeiro, pois, com um site que oferece a melhor navegabilidade, as chances de abandono de carrinho são bem menores;
  • prevê a chance de sobrecarga de acessos em ocasiões especiais, como datas comemorativas ou promoções;
  • aumenta a chance de conversão, uma vez que, ao ser submetido aos testes feitos por uma plataforma, você estará entregando uma versão com menor probabilidade de problemas aos clientes.

Depois de conhecer todos esses benefícios, você já deve ter percebido que contratar uma plataforma de teste para a sua loja virtual pode trazer todos esses benefícios e garantir que você se destaque no ambiente digital, em que a concorrência está cada vez maior.

Lembre-se de que, ao oferecer uma boa estrutura com a melhor experiência para os clientes, você estará fazendo com que ele retorne ao seu site e realize novas ações, aumentando as suas chances de faturamento.

Se você gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto e quer conhecer melhor como uma plataforma de teste funciona, entre em contato conosco e saiba o que podemos oferecer para deixar o seu e-commerce muito mais eficiente.

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