Qual a diferença de Marketplace In e Marketplace out

Qual a diferença de Marketplace In e Marketplace out?

Você provavelmente já ouviu falar nos termos marketplace in ou marketplace out

Apesar de ambos carregarem a essência do marketplace, são coisas totalmente diferentes, cada qual com sua definição distinta, carregando noções estratégicas para inovação de canais digitais.

Neste artigo, falaremos sobre a diferença entre as estratégias de Marketplace In e Marketplace Out, e como são aplicadas no mercado.

O que é marketplace out?

Essa estratégia é popularmente utilizada quando o assunto é marketplace. Consiste em vender produtos em canais terceiros e mais consolidados no varejo, isso por conta da facilidade de implantação da estratégia que, apesar de precisar seguir regras estabelecidas, ainda traz muitas vantagens para lojistas.

Entre seus benefícios, está a isenção de investimento em tecnologia, uma vez que o lojista pode utilizar a estrutura de outro site.

Além disso, a visibilidade no canal é maior quando comparado com um e-commerce, por exemplo. Isso acontece porque os investimentos em mídia, anúncios e marketing em geral, tendem a ser maiores, favorecendo o lojista mesmo com a concorrência acirrada.

Para integrar esta estratégia ao seu negócio, é preciso pesquisar sobre o público dos marketplaces para o qual você gostaria de vender, a fim de evitar baixas conversões por não atender as necessidades do público daquele canal. Também é necessário se atentar às taxas e condições para atuar nos marketplaces.

Atualmente, já existem hubs que fazem a intermediação dessa parte burocrática e ainda permite a utilização de sistemas de gerenciamento ou até mesmo organizar sua atuação em vários marketplaces.

As plataformas de e-commerce também estão trabalhando em soluções de comércio integrado, como é o caso da plataforma VTEX — que possui soluções interessantes para os clientes que querem integrar seus e-commerces à marketplaces como por exemplo, acontece com as Lojas Americanas, Amazon, Magalu e tantos outros.

O que é marketplace in?

A estratégia de Marketplace In por sua vez, está em processo de popularização.

No ano passado, várias empresas encontraram no Marketplace In uma forma de aumentar as vendas e de aderir à transformação digital.

Ao contrário do Marketplace Out, esta tática consiste em trazer novos sellers para seu e-commerce e vender produtos de terceiros, transformando sua operação atual em uma marketplace.

Muitas marcas têm apostando no Marketplace In para gerar receita adicional, através do comissionamento sobre as vendas. Além de aumentar sua variedade de produtos e até mesmo trabalhar com categorias diferentes no e-commerce.

Suas vantagens são o aumento significativo de tráfego e maior cobertura de entrega, uma vez que a logística pode ser vinculada ao próprio seller.

Além disso, é possível trabalhar com nichos específicos ou até mesmo inovar o processo, como fazem os shoppings centers, integrando o offiline com o online.

Neste caso, o lojista também pode contar com a plataforma VTEX, que possui estrutura completa para o comércio colaborativo. A estruturação do marketplace pode ser feita dentro do administrador da loja, como também o gerenciamento do canal.

Ademais, a plataforma VTEX possui um ambiente de networking onde lojistas podem encontrar marketplaces e vice-versa, para construir uma parceria.

Na Codeby, já foram desenvolvidos projetos utilizando essa estratégia. Este é o caso da Extrafarma, que integra suas lojas físicas ao e-commerce, ou a Corpo Ideal, que transformou o seu e-commerce em um marketplace de nicho e aumentou seu mix de produtos.

Guia de implementação de Marketplace VTEX

Elaboramos um e-book em parceria com a VTEX, para atuar como um guia básico de implementação de um marketplace, utilizando as tecnologias da plataforma VTEX.

Mais do que entender sobre o conceito de marketplace e sua crescente atuação no mercado online, ensinamos passo a passo como iniciar suas vendas em marketplaces parceiros, bem como configurar seu próprio ambiente para vendas de outros sellers.

Baixe agora o guia de marketplace

 

Há muitos cases de sucesso de marcas que integraram o marketplace em sua estratégia de vendas. Conheça mais sobre eles acessando nossa página de cases.

Converse com o nosso time de especialistas para saber mais sobre o assunto! 

Entre em contato e veja as condições.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade