Que tal usar o Instagram como ferramenta para seu negócio?

Que tal usar o Instagram como ferramenta para seu negócio?

Não é recente essa história de perfil empresarial do Instagram, mas você sabe como utilizar essa nova ferramenta para elevar o seu negócio?

Quem não conhece o Instagram, que atire a primeira pedra! 

A rede social que surgiu lá em 2010 foi a que mais cresceu em 2017, chegando a mais de 800 milhões de usuários cadastrados e contando. Depois da novidade de perfis comerciais, o Instagram virou uma boa alternativa para negócios online, inclusive conta com muitas lojas que começaram na Rede Social com um público bem engajado e aberto a interação.

Se você ainda não pensou em usar essa rede a favor do seu negócio, você pode estar perdendo uma oportunidade de ouro para atingir clientes em potencial que querem ver e ter seus produtos.

O Instagram é uma das redes sociais que mais gosto de usar, tanto para uso pessoal quanto profissional, estou há um tempinho desbravando estas terras de fotos e pessoas felizes e aprendi alguns passos essenciais para ter um perfil promissor e vou dividir com vocês neste post.

Quem você quer alcançar?

É essencial que a empresa saiba para quem estará fazendo postagens, pois assim poderá criar conteúdo de interesse e utilizar uma linguagem apropriada. 

Se está pretendendo se aventurar pela rede social é importante que estude seu público e crie sua persona, as coisas fluem muito melhor quando você sabe quem está do outro lado da tela.

Persona é seu cliente desejado, serve para te auxiliar na hora de criar conteúdo para sua marca, pois ela te ajudará a seguir uma direção positiva.

Para criar a sua persona é simples, basta lhe atribuir características de uma pessoa real, dê a ela um nome, idade, profissão, hobbies, família, quanto mais detalhes você inserir no perfil, melhor será a sua chance de atingir resultados surpreendentes.

Conteúdo de qualidade sempre!

Não é somente em blogs que os usuários procuram conteúdos de qualidade, no Instagram você precisa somar imagem e legenda de forma que conversem entre si e seja bem aceito pelo público, um conteúdo de qualidade é a única forma de atrair público de forma orgânica, então capriche. Não se esqueça de fazer uma chamada para interação ao final, um “comenta aqui se gostou” ou “Me fala o seu favorito” já instiga o público a comentar na sua publicação.

Siga as regras de algoritmos e seja visto

Já se foi o tempo que o Instagram mostrava as postagens recentes por ordem cronológica. Agora existem algumas variáveis que influenciam a ordem que aparecem para o usuário, são elas:

  • Proximidade da pessoa que fez a postagem (se tem algum vínculo familiar ou amizade)
  • Grau de interação (se o usuário costuma interagir muito com o seu perfil)
  • Tempo médio que o usuário permanece na rede
  • Vinculação com o Facebook

Por isso é muito importante oferecer conteúdo de qualidade, quanto mais relevância tiver para o usuário, melhor será a sua posição no Feed, pois a interação do usuário será maior.

Automação do Instagram pode ajudar e muito

Infelizmente o Instagram hoje não conta com ferramentas para programação de postagens ou uma análise mais profunda do público como o Facebook, por exemplo. 

Porém, existem alguns aplicativos que fornecem informações importantes ou ainda a opção para programar post e realizar algumas ações manuais repetitivas de forma automática. 

Esse tipo de ferramenta ajuda muito na hora de postar o conteúdo, pois não é sempre que você pode estar online, visitando outros perfis ou mandando mensagem para um novo seguidor.

Não caia nessa de comprar seguidores

Comprar seguidores te dará a sensação momentânea de estar indo bem, você pode atingir um número de seguidores alto em um curto período de tempo, mas o resultado disso serão seguidores sem interesse ou engajamento nenhum em seu conteúdo. 

Opte sempre por conquistar seus seguidores, assim você terá pessoas que realmente gostam e se interessam pelo seu conteúdo, agregando a sua marca.

#Usehashtag

Usar hashtag no Instagram é indispensável, pesquisas recentes apontam que post com pelo menos uma hashtag tem 13% mais alcance. 

Elas servem principalmente para atrair pessoas interessadas nos seus conteúdos, ainda mais com a recente opção de seguir hashtags. Use as que tenham a ver com seu conteúdo, não é necessário ser a mais popular, pois sua postagem pode se perder no meio de outras, pesquise quais serão ideais para alcançar seu nicho. Mas cuidado para não exagerar, 3 à 5 é o suficiente para você conseguir ter um alcance bom. 

Não esqueça de criar uma personalizada para o seu perfil, assim ficará muito mais fácil de te achar quando o usuário pesquisar pelo seu nome.

Invista em boas fotos

O Instagram é uma rede social voltada para fotos, por isso capriche nas suas composições, filtros e ângulos.

Iluminação é a regra número um quando o assunto são fotos, pois fotos escuras ou com saturação por conta de luz artificial não é uma boa alternativa. 

Enquadramento também é importante, então certifique-se que o objeto principal esteja em primeiro plano ou bem posicionado. 

O uso de filtros nas fotos também é liberado, tem gente que inclusive usa um específico para padronizar o feed e deixar visivelmente mais harmonioso. 

Organize e invista seu tempo

Crie um planejamento mensal ou semanal e siga, assim é possível criar campanhas muito mais efetivas e ainda manter sempre atualizado seu perfil.

Não pense que postar uma foto e esquecer o Instagram pelo resto do dia irá lhe trazer algum resultado. Não só de fotos bonitas se faz um perfil de sucesso, é necessário interagir com seu público. O Instagram é uma rede social onde as pessoas são mais abertas a interagir, comentar, curtir perfis comerciais, mas isso não irá dizer nada se você optar por ignorá-los. 

Separe um horário para responder os comentários, as mensagens que lhe enviam, visite as fotos que te marcam curta e se possível deixe um comentário, o usuário gosta de saber que é importante e que tem sua atenção. Gosto de chamar isso de boas maneiras!

Não misture pessoal com profissional

Jamais poste foto pessoal em seu perfil comercial se isso não fizer parte de seu nicho. Não é algo bom se um cliente em potencial entrar no seu perfil e a primeira coisa que ver é uma foto pessoal destoando. Isso pode passar a impressão de falta de profissionalismo então se caso precisar postar uma foto pessoal, pode usar o Stories.

Identidade visual, escolha a sua!

Nosso cérebro tem tendência a aceitar padrões com mais facilmente, por isso algumas pessoas optam por usar uma paleta de cor específica para as fotos ou filtros parecidos para padronizar o feed, mas não exagere, textos muito grandes ou imagens saturadas costumam não dá certo.

Se você trabalhar com produtos, opte por um fundo mais neutro e dê destaque para o produto, tente não usar fotos muito diferentes entre si, o Instagram é uma rede social totalmente visual por isso é necessário que seu feed seja organizado e seu conteúdo de fácil absorção, para que o usuário veja seu conteúdo e saiba que se trata antes mesmo de ler a legenda.

Defina sua frequência e descubra seu horário 

Escolha um horário que seja bom para seu público interagir com você, não é difícil encontrar os horários de mais engajamento, você pode fazer testes inicialmente postando em horários diferentes e medindo os resultados, mas existe a ferramenta Insights para perfis comerciais que pode dar essa informação valiosa. 

Mas cuidado, não é bom fazer postagens seguidas em um único dia, duas já é o suficiente.

Explore o stories e torne-se próximo.

A ferramenta está presente desde 2016 e já faz parte da rotina de muitos usuários. Você pode utilizá-la para mostrar o dia a dia da sua empresa, fazer enquetes, promoções ou mostrar novidades da marca.

É uma forma de se tornar mais próximo do seu cliente, por isso pode abusar dessa ferramenta e lembre-se de deixar a opção de receber mensagem ativa, pois assim mais pessoas poderão vê-la.

Shopping Instagram 

Criada para facilitar o processo de compra, a ferramenta é uma ótima alternativa para quem opta em ter um perfil comercial e vende pela internet. 

A ferramenta inclui o botão de comprar e é possível fazer a precificação desses produtos diminuindo consideravelmente mensagens repetitivas sobre informações de produto e ainda levando o cliente para finalizar a compra na própria página do e-commerce. 

Por enquanto a ferramenta ainda tem um número limitado para fazer as publicações e é usada para postagens orgânicas.

Utilize anúncios para um maior alcance comercial

Anúncios patrocinados dão um alcance maior para sua marca, pois ao optar por essa ferramenta é possível fazer seu perfil aparecer para um público que você mesmo segmenta e ainda possibilita as publicações patrocinadas, CTAs direcionados para seu e-commerce ou site institucional. Mas fique atento às configurações do anúncio, pois sua conta pode ser suspensa por conter erro ou propaganda enganosa.

Os anúncios do Instagram é integrado com muitas opções, além de mostrar nos feed de um determinado público, existe a alternativa de fazer stories patrocinados ou campanhas em conjunto com sua página do Facebook.

Se tornou uma ferramenta muito importante depois que as postagens passaram a ser entregues para menos de 10% dos seguidores!

Essas são algumas dicas para começar a utilizar o Instagram como ferramenta do seu negócio, tenha paciência em aplicar cada uma delas e ver qual surte um efeito mais vantajoso para o seu negócio.

Gostou do artigo, ficou com alguma dúvida? Vem conversar!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade