MOSTRAR BARRA LATERAL
Seu e-commerce está de portas abertas para todos?

Entenda como a acessibilidade digital pode te ajudar a conquistar novas oportunidades de negócio!

Quando falamos em e-commerce, existem muitos fatores que podem impulsionar ou desacelerar suas vendas e, consequentemente, a lucratividade. Um deles é o quanto o seu e-commerce é um local aberto para todos.

Poucas empresas sabem que um site precisa ser acessível, assim como as lojas físicas. Entretanto, não estamos falando de rampas, sanitários e provadores acessíveis, elevadores ou área de circulação. Isso se refere a acessibilidade arquitetônica ou física, mas falamos de acessibilidade digital.

Os sites devem obedecer a determinados parâmetros e regras estabelecidos internacionalmente de acordo com as diretrizes do WCAG (World Content Accessibility Guidelines) para que todas as pessoas tenham acesso ao seu conteúdo e possam ter autonomia suficiente para compreender, navegar e comprar seus produtos ou serviços oferecidos no seu e-commerce. Isso significa que se o seu e-commerce não contempla os requisitos obrigatórios da acessibilidade digital ele não está de portas abertas a todas as pessoas.

Significa, por exemplo, que uma pessoa cega, com subvisão, daltônica ou que tem dificuldades de movimentação nos membros superiores não consegue consumir no seu site.

A grande vantagem de trabalhar com a internet é sua universalidade. Não existem barreiras no mundo online.  Mas isso é um fato? O acesso ocorre de maneira igualitária? A falta de acessibilidade digital acaba reforçando as desigualdades, ainda mais nesses tempos de aceleração do processo de transformação digital. Cada vez mais estamos mais dependentes da web, tanto as pessoas quanto os negócios.

Mas deixar de fora do seu e-commerce tantas pessoas por falta de acessibilidade digital acaba sendo muito mais do que um problema social, ou de falta de responsabilidade social, ou ainda de não cumprimento à legislação brasileira (Lei Brasileira da Inclusão 13.146/2015 artigo 63 que obriga todo site a ser acessível para pessoas com deficiência de acordo com as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente). É também uma enorme perda de gerar impacto social positivo, melhorar a imagem institucional da empresa e gerar oportunidades de negócios. 

Só no Brasil, mais de 60 milhões de pessoas possuem algum grau de dificuldade em acessar os sites da internet. Os motivos são os mais variados e vão desde problemas com conexão, até mesmo a falta de acessibilidade digital.

Enquanto você lê esse texto, existem:

  • 45,6 milhões de pessoas em nosso país, com algum tipo de deficiência;
  • 11 milhões de analfabetos (cerca de 7% da população);
  • 27% da população brasileira é de analfabetos funcionais;
  • Milhares de pessoas sem acesso a computadores e conexões velozes;
  • Milhões de idosos e pessoas em recuperação de cirurgias, etc;

Todos eles enfrentam diferentes graus de dificuldade no acesso aos sites da internet.

Por consequência, 60 milhões de pessoas continuam fora dos e-commerces e das facilidades que a web trouxe para nosso dia a dia.

A solução começa na acessibilidade digital

Acessibilidade digital é o conjunto de normas que regulamenta o acesso, para que seja eficaz, possibilitando a navegação e a compreensão por todos os que estiverem ali, de maneira independente e sem maiores dificuldades.

Através da acessibilidade digital é possível trazer para o e-commerce novos consumidores, pessoas que, até então, não compreendiam ou não conseguiam navegar dentro de um determinado espaço na web. 

Além de promover mais inclusão, essa é a forma de abrir as portas da internet para a verdadeira universalidade.

Para tornar seu site acessível é preciso implementar soluções simples, que modificam a navegabilidade, tornando-a “editável” por quem está acessando o site. No entanto, não é uma tarefa fácil alterar cada espaço do seu e-commerce, sem provocar mudanças no layout e na identidade do site.

E é por isso que, quando se fala em acessibilidade digital, a melhor solução é contar com empresas que possuem soluções de ponta com facilidade de implementação e acesso ao usuário.

Como tornar seu site mais acessível

Investir na acessibilidade digital pode gerar inúmeros benefícios para a sua empresa, que vão desde a oportunidade de diversificar o seu público, fidelizar seus clientes e melhorar a visibilidade da marca até estar em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e as normas internacionais. Mas como dar o primeiro passo?

Contar com uma ferramenta automática de acessibilidade digital pode ser uma ótima opção. A tecnologia israelense EqualWeb, por exemplo, torna o seu site e o seu conteúdo digital acessíveis, sem mudar a aparência do seu website.

Então, se você tem uma loja virtual, pode ficar despreocupado. O seu site não sofrerá nenhuma modificação em relação ao design ou estrutura da página. São instalados 31 recursos, que englobam desde a leitura de textos até comandos de voz, que serão acionados apenas quando o usuário desejar.

A realidade é que hoje apenas 0,74% dos sites no Brasil são acessíveis. Por aqui a matemática é simples: quem inclui, já sai na frente. Então, por que ficar de fora dessa?

Saiba mais sobre a Equal Web Brasil

A Equal Web é uma tecnologia israelense, considerada a melhor solução global de Acessibilidade Digital para sites de internet, tornando qualquer site em um ambiente acessível para pessoas com necessidades específicas de navegação como pessoas com deficiência visual, motora ou pessoas da terceira idade, além de fazer com que o site fique em total conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

Só no Brasil cerca de 60 milhões de pessoas precisam de algum recurso para navegar pelos sites, e a solução da Equal Web adiciona 26 recursos automaticamente ao site deixando-o totalmente acessível na medida da necessidade de cada cliente.

O tempo necessário para tornar seu Website acessível, após a contratação da Licença de uso, é de apenas alguns minutos, sem nenhuma necessidade de desenvolvimento de linhas de código, sem interferir em absolutamente nada do site, sem necessidade de manutenção e a um custo super acessível. 

Tornar seu site acessível ficou muito simples com a EqualWeb. Acesse o site para conhecer os planos www.equalweb.com.br 

Vale a leitura

Como aperfeiçoar seu e-commerce de farmácia através de funcionalidades
Como aperfeiçoar seu e-commerce de farmácia através de funcionalidades
Grande parte dos recursos que se pode oferecer em seu e-commerce, diz respeito a experiência do usuário. Como você já...
Saiba mais
Setor farmacêutico: Como as empresas estão se reinventando
Setor farmacêutico: Como as empresas estão se reinventando
O setor farmacêutico nunca esteve tão presente no online quanto vem estando nos últimos anos. Entre janeiro e junho d...
Saiba mais
Sistema ERP: porque ter um na sua empresa?
Sistema ERP: porque ter um na sua empresa?
É fácil encontrar definições na internet sobre “o que é um sistema ERP”. Por exemplo, é um software de gestão adminis...
Saiba mais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados