O que é um teste de usabilidade e qual seu principal objetivo?

O que é um teste de usabilidade e qual seu principal objetivo?

Se você nunca fez ou não pratica o teste de usabilidade em seu site, pode ter certeza de que há muito potencial de conversão a explorar. Quando não há checagem das funcionalidades e interface, provavelmente, alguma falha no processo de compra pode estar passando despercebido. Então, está na hora de começar a fazer essa avaliação.

O teste de usabilidade, como o próprio nome diz, serve para avaliar o uso ou experiência do cliente com o seu produto, ou serviço. Em outras palavras, por meio dele podemos dizer se a UX (user experience) é satisfatória ou não.

Agora que você já tem uma noção do quanto esse assunto é importante, que tal a gente aprofundar mais no tema?

O Que São Os Testes De Usabilidade?

É uma técnica de pesquisa com o objetivo de avaliar o produto ou serviço. Nesse teste, pessoas com o perfil do seu público são convidadas a interagir com o seu produto enquanto um analista avalia a experiência do consumidor.

Essa técnica é comumente aplicada a sites e plataformas funcionais com objetivo de serem identificadas falhas sistêmicas ou oportunidades de melhoria. Porém, é um conceito de pesquisa que pode ser aplicado a qualquer segmento. Enquanto houver o produto e o cliente, há experiência e oportunidade de aumentar a conversão.

Podemos citar dois tipos de testes de usabilidade que já são aplicados ao redor do mundo.

Testes de usabilidade Moderados

Realizados com 100% de acompanhamento em laboratórios especializados para tais. Nesse tipo de teste, o moderador guia o usuário a cada etapa da interação, fazendo perguntas sobre o processo.

Testes de usabilidade Não-moderados

Os que permitem que os usuários concluam o teste online, nos quais eles têm a liberdade de seguirem o fluxo achar mais intuitivos, reportando ao analista o motivo de clicar em cada botão (geralmente, feito em remoto).

Após avaliar os critérios de usabilidade, é possível chegarmos a três tipos as falhas que podem ser encontradas durante esses testes. Veja abaixo.

Barreira: se há algo que impede a compra do cliente;

Obstáculo: alguma falha com a qual o cliente teve que aprender a lidar para finalizar a compra;

Ruído: algum aspecto que não prejudica a finalização da compra, mas que pode causar uma má impressão ao usuário.

Como Fazer O Teste De Usabilidade?

Os testes precisam considerar a navegação usual do site. Como os clientes costumam procurar os produtos, como é finalizada a compra, entre outros. Também é importante simular exceções. 

Isso significa que é preciso tentar encontrar os caminhos não muito usuais que os visitantes podem fazer no site para achar um produto. Assim, é possível fazer um teste completo e que abrange todas as possibilidades possíveis de erro.

Sempre conte com profissionais especializados para fazerem essa análise. Analistas de Experiência do Usuário são os especialistas que entendem dos hábitos do consumidor virtual e que conhecem, tecnicamente, as melhores formas de avaliar objetivamente cada etapa da vivência do cliente com o produto. Além disso, eles são capazes de propor soluções ágeis para o problema, se houver.

Fazer esse tipo de análise sem um profissional especializado pode fazer com que várias oportunidades de melhoria não sejam notadas. Ou então, pode provocar medidas equivocadas para corrigir algum resultado indesejado. Resultando, então, na queda dos indicadores de conversão.

Para ajudá-lo, separamos abaixo as etapas principais para executar um teste de UX.

Objetivo do produto

Tenha em mãos ou crie um resumo com o objetivo do seu produto como ele deve ser fornecido e de que jeito deve impactar na vida do cliente?

Testers

Faça uma seleção de pessoas que têm o perfil do seu público consumidor (os testers). O ideal é que sejam pessoas sem envolvimento pessoal com a marca e, de preferência, que ainda não tenham tido uma experiência com o produto.

Teste

Acompanhe os testers desde o início da navegação no site, passando pela compra, até o momento que eles já estão utilizando-o (quando for um serviço ou plataforma).

Ferramenta

Dê preferência para o teste automatizado. Robôs podem fazer testes mais precisos e em maior quantidade, podendo chegar a resultados ainda mais fidedignos.

O Que Avaliar Em Um Teste De Usabilidade?

Alguns pontos serão avaliados durante o teste. Importante salientar que é possível adaptá-los para a realidade do seu negócio. No entanto, esses tópicos são extremamente relevantes para tirarmos uma conclusão sobre a usabilidade do seu produto.

Eficácia

Consiste em concluir se o cliente consegue fazer a compra. Ou seja, se o botão para adicionar o produto ao carrinho não aparece ou alguma etapa não está funcionando, o site não está eficaz. É importantíssimo corrigir a falha urgentemente.

Eficiência

Essa avaliação deve considerar se o processo de compra está fluido, afinal, o cliente precisa conseguir fazer a compra com facilidade, intuitivamente. Se estamos falando de uma loja virtual, por exemplo, quanto menos cliques e páginas antes da finalização da compra houver, melhor.

Satisfação

Aqui, avaliamos se o seu consumidor está satisfeito ao realizar a compra e como ele interage com o produto. Considere se e a aquisição realmente foi positiva e agregou à vida do comprador.

Aprendizado

Significa avaliar a curva de aprendizado do consumidor com o produto adquirido. Se é de fácil entendimento, se funciona também de forma intuitiva e se há variação significativa entre usuários com graus de instrução diferentes. Além disso, avalia-se, também, se a produtividade do item adquirido muda com o tempo.

Flexibilidade

Essa etapa consiste na avaliação de diferentes contextos de utilização do produto e vários navegadores, e dispositivos. Nesse caso, o profissional responsável pela pesquisa apontará se houve discrepância ou especificidades em algum dos cenários.

Por Que Fazer Um Teste De Usabilidade?

Essa avaliação é a única forma de identificar falhas no processo de compra e agir em cada uma delas. Ter processo estabelecido e um profissional dedicado a analisar, apontar e solucionar problemas é uma forma de otimizar os recursos e melhorar a performance do seu e-commerce ou outro serviço.

A importância desse tipo de análise é tão grande quanto garantir que o seu site estará no ar 24 horas por dia. Quanto melhor a experiência do cliente, maior a possibilidade de ele voltar a fazer uma nova compra e indicar sua marca a outras pessoas; significa ser atraente para uma segunda compra.

Se você gostou de conhecer o teste de usabilidade e sente-se pronto para aplicá-lo a seu negócio, não deixe de curtir nossa página no Facebook! Publicamos em primeira mão os melhores conteúdos do nosso blog.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade