A importância da integração de canais para o setor farmacêutico

Entenda porque é importante integrar os canais no setor farmacêutico

O setor farmacêutico vem mudando nos últimos anos, principalmente no varejo que deixou de ser um lugar especializado na venda de medicamentos e passou a ser um lugar de bem-estar e serviços, aumentando assim as margens do segmento e a conveniência oferecida por farmácias.

No ambiente online, as farmácias podem aumentar ainda mais seu mix de produtos, oferecendo novas categorias em seu e-commerce através de parceiros comerciais e até mesmo serviços de suas unidades físicas.

Seja qual for a estratégia utilizada, é interessante mostrar que o omnichannel é uma oportunidade para as farmácias se aproximarem de seus clientes e se tornar mais relevante.

A seguir, separamos alguns insights sobre como sua estratégia online pode beneficiar o varejo offline da sua farmácia.

Integração dos canais offline e online

O ambiente digital já permite que farmácias façam a nutrição de seus clientes ao longo da jornada e complementar a venda através de novos modelos de negócios adotados.

O setor tem grandes oportunidades de engajar o cliente, tanto online quanto offline, investindo na experiência do cliente, ofertas personalizadas, de fato conhecendo o cliente dentro e fora do ambiente online para impulsionar as vendas e criar um relacionamento de longo prazo.

Se a intenção é integrar canais, saiba que a logística precisa ser muito bem estruturada, desenvolvendo modelos de entrega rápida. Trabalhar com distribuições centralizadas pode acabar gerando altos custos para a empresa.

A resposta mais valida é o omnichannel, que permite integrar os estoques das lojas físicas ao e-commerce, e garantir que o cliente receba o produto em menos tempo, identificando a loja mais próxima do seu endereço.

Além disso, existem opções que facilitam ainda mais a vida do cliente, como o clique e retire, também conhecido como pickup store, onde o cliente pode optar por retirar seu produto na loja mais próxima em um período menor. O Ship from store, integração com programas de fidelidade e prateleira infinita que beneficia os clientes da loja física, são recursos interessantes para o setor não só migrar sua operação para o online, mas integrar seus canais.

Marketplace In & Out

Você já deve ter lido ou escutado por aí, os termos marketplace in ou marketplace out e se perguntado o que significam para um negócio. E apesar de ambos carregarem a essência do marketplace, são coisas totalmente diferentes.

O marketplace out, é a estratégia mais utilizada quando o assunto é marketplace, pois consiste em vender produtos em canais terceiros e mais consolidados no varejo, já o Marketplace In é a estratégia que consiste em trazer novos sellers para seu e-commerce e vender produtos de terceiros, transformando sua operação atual em uma marketplace. 

No setor farmacêutico, o marketplace In pode possibilitar a parceria com marcas de cosméticos e cuidados pessoais e aumentar o seu mix caso ainda não trabalhe com produtos de outras categorias.

Além disso, se sua marca possui uma rede considerável de lojas físicas, é possível integrar os estoques e transformar o seu e-commerce em uma operação mais robusta através da estruturação de um marketplace In.

Leia também: Guia de Implementação de Marketplace VTEX

Saiba mais sobre o setor farmacêutico no digital

Baixe agora nosso “Checklist: As principais funcionalidades para o e-commerce de farmácia” e tenha acesso a insights, tendências e uma lista completa com funcionalidades para o setor.

Apesar de ser um setor ainda em expansão no ambiente online, o varejo farmacêutico já traz muitas oportunidades para as marcas que querem utilizar o digital em sua estratégia.

Vale lembrar que contar com um parceiro em tecnologia para auxiliar na construção do seu e-commerce, pode fazer total diferença uma vez que sua marca pode contar com especialistas que irão auxiliar, executar e até mesmo lhe dar insights para melhorar o custo beneficio do seu projeto e lhe trazer mais lucratividade.

Entre em contato para saber mais!

Evolua seu e-commerce! Conte com a ajuda do time Codeby, uma agência especializada em tecnologia, focada em performance e usabilidade para ajudar empresas a venderem mais através de seus canais digitais. 


Conheça nossas soluções conversando com nossa equipe de especialistas.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Qual o próximo passo? Vamos evoluir o seu e-commerce hoje.

Transforme a experiência de compra dos canais digitais!
Nosso time de especialistas aguarda seu contato para entender como podemos evoluir seu negócio hoje com as melhores estratégias e tecnologias do mercado.

Fale com um especialista

A Codeby precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para obter informações sobre como cancelar a inscrição, bem como nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, consulte nossa Política de Privacidade.

Soluções

  • Vtex Solutions
  • Digital Commerce
  • Digital Marketing
  • Digital Transformation
  • Data Transformation

Company

  • We are a Tech
  • We are a Team
  • We are a Keyrus Company
  • Carreira
  • Parceiros

Cases

  • Nossos Cases

Insights

  • Blog
  • Ebooks

Contato

  • Fale com um especialista

Rua Bandeira Paulista, 275 - 1º Andar | ECOMFY TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO LTDA | CNPJ 30.084.751/0001-02
© 2023, Codeby | Technology for Business Powered by Shopify

Política de privacidade