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Setor farmacêutico: Como as empresas estão se reinventando

O setor farmacêutico nunca esteve tão presente no online quanto vem estando nos últimos anos. Entre janeiro e junho de 2020, o faturamento geral do varejo farmacêutico cresceu 7,74% e uma boa parcela das vendas vieram do online.

A pandemia contribuiu para este aumento de procura online no setor, uma vez que os consumidores mudaram seus hábitos dando preferência principalmente para compras online. Durante o primeiro trimestre de 2020 o crescimento de usuários buscando e acessando farmácia online foi de 17%.

A transformação digital se fez necessária e diversas marcas que ainda não tinham operação online, começaram a procurar por tecnologias ágeis para que esta adaptação acontecesse em menos tempo possível. Agora, as empresas que se situaram durante 2020 estão em busca de inovação para melhorar a experiência do usuário e tornar a marca mais competitiva no ambiente online.

Neste artigo, vamos falar sobre algumas tendências do varejo farmacêutico que está permitindo as empresas se reinventarem tanto no online quanto no offline.

Farmácias como Hub de saúde

Esta é uma tendência bastante comum nos Estados Unidos e que vem sendo inserida em grandes redes de farmácias do Brasil. Além dos farmacêuticos, existem médicos nas farmácias, com atendimento personalizado em diversas especialidades.

Serviços como detecção de riscos e encaminhamento oportuno, prevenção e imunização, avalizações de saúde e acompanhamento, orientação e tratamento para autocuidado são alguns dos serviços que as grandes redes farmacêuticas estão disponibilizando em suas unidades físicas, com a possibilidade de agendamento online.

Agendamento de serviços médicos em farmácias

O setor farmacêutico vem se tornando sinônimo de conveniência e muitas empresas já possuem estrutura para oferecer serviços de assistência à saúde nas farmácias.

Oferecer o agendamento destes serviços no ambiente online é interessante, uma vez que evita aglomeração nas unidades de farmácia e é um canal mais acessível ao cliente, uma vez que tem acesso a datas e horários livres e opções de reagendamento ou de cancelamentos.

Durante o ano de 2020 os serviços médicos também passaram por mudanças, aderindo a atendimentos alternativos online ou via aplicativos de chamadas. Segundo pesquisa realizada pela opinion box 47% das pessoas realizaram atendimento médico de rotina, e 35% deram continuidade a tratamentos recorrentes.

Estes dados mostram a aderência por meio do consumidor em experimentar novos canais tanto para o atendimento quanto para realizar agendamentos. Para o setor farmacêutico há um novo modelo de negócio em prol de mais acesso e qualidade na saúde das pessoas.

Digitalização das farmácias

A transformação digital foi um passo extremamente importante para os varejistas que encontraram dificuldade de manter seus negócios físicos em meio a pandemia e restrições de isolamento.

O setor farmacêutico, apesar de ainda manter boa parte da sua operação funcionando, também precisou se adaptar ao novo cenário. As marcas que optaram por esse caminho, movimentaram mais de 718,77 milhões apenas com vendas online no período de janeiro e junho de 2020, contribuindo com o faturamento geral do varejo farmacêutico de 7,74% no período.

Farmácias estão aderindo diversos canais em sua estratégia, como vendas por Whatsapp, em marketplaces de nicho, e-commerce, e claro, integrando a sua operação offline.

Saiba mais sobre o setor farmacêutico no digital

Para saber mais sobre as inovações e insights do setor, baixe agora nosso “Checklist: As principais funcionalidades para o e-commerce de farmácia” e tenha acesso a insights, tendências e uma lista completa com funcionalidades para o setor.

 

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